Programa Aplique Bem promove novos treinamentos a produtores paulistas

04.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

O Programa Aplique Bem, serviço itinerante, sem custos ao produtor e que auxilia os agricultores a utilizar corretamente defensivos agrícolas, realizará novos treinamentos nos municípios de Tatuí, Paranapanema, Itapetininga e Capão Bonito, interior paulista, entre os dias 08 e 11 de março.

Parceria entre a Arysta LifeScience e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o Programa Aplique Bem percorre todo o país com um laboratório móvel há cerca de dois anos disseminando informações sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, a utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPIs), além de orientar sobre a regulagem dos pulverizadores, reduzindo assim os riscos de impacto ambiental e à saúde humana.

O Tech Móvel, nome do laboratório móvel do programa, atenderá mais de 30 produtores de tomate, soja e feijão por dia. A primeira parada acontece no município de Tatuí (SP), dia 8, em seguida será a vez de Paranapanema (SP), dia 9, e nos dias 10 e 11, o treinamento acontece respectivamente em Itapetininga (SP) e Capão Bonito (SP).

Os treinamentos vêm atender a uma demanda identificada pelos dados do Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) de que 56% das propriedades rurais do país, um total de 1,4 milhão, utilizam defensivos de forma inadequada. Entretanto, com o Programa, estima-se que o treinamento correto desses trabalhadores represente uma redução de 90% nos riscos de contaminação e prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana, além de colaborar economicamente com o produtor.

Para Líria Hosoe, Coordenadora de Stewardship e Registro da Arysta LifeScience. “Até agora, houve grande manifestação por parte da população rural atendida que passa a valorizar mais o uso de equipamentos de segurança e a racionalizar o uso de insumos na agricultura. Tudo isto gera um ganho social e econômico para as comunidades que receberam o treinamento”, finaliza.

O Tech Móvel já visitou mais de 300 propriedades e treinou mais de cinco mil produtores em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia , Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Mais informações, acesse:

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações: Tel. (11) 2198-1888

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025