Progênies de touros da Alta alcançam resultados inéditos durante a ExpoZebu 2013

20.05.2013 | 20:59 (UTC -3)
Lucia Nunes

A Alta foi a empresa que apresentou os melhores resultados em progênies durante a 79º Edição da ExpoZebu 2013. O destaque da feira da raça Nelore foi o touro Basco SM, sua progênie alcançou todos os principais prêmios da pista. É filho de Basco o Grande Campeão, a Grande Campeã e a Progênie de Pai Campeã da raça Nelore, nas categorias Padrão e Mocha, fato inédito na história da ExpoZebu. Sua progênie acumulou o maior número de campeonatos, 14 num total de 24 categorias, ou seja, quase 60% dos animais premiados são filhos de Basco SM. Entre eles, o Grande Campeão Nelore Padrão: o touro Elkro da FNT, que foi contratado pela Alta e já está em quarentena na Central.

Na raça Gir Leiteiro não foi diferente. Expoente de Brasília, coroado como Grande Campeão é touro da bateria da Alta desde 2008. Nesta raça também foram relevantes a progênie do touro Kalika FIV Vila Rica e Vaidoso Silvânia, este último foi Campeão Progênie de Pai. Vaidoso também foi destaque no Torneio Leiteiro com três jovens fêmeas produzindo acima de 34 Kg de leite/dia em média.

Ainda no Torneio Leiteiro, a progênie de touros Alta foi absoluta. Nobre CAL fez a Campeã Fêmea Jovem, Jessie FIV da Salobo, com 44,88 Kg Leite/dia, e a Campeã Vaca Jovem, Zala FIV JMMA, com 48,79 Kg de Leite/dia. Já o Modelo de Brasília é pai da Campeã Vaca Adulta, Fábrica FIV de Brasília, que bateu o recorde mundial de produção com 60,84 Kg de Leite/dia. Pelo histórico ímpar de Fábrica, a Alta já contratou um de seus filhos, fruto de um acasalamento com Vaidoso Silvânia, o touro Gim FIV do Basa, inscrito no teste de progênie da ABCGil 2013.

No Guzerá, além de contratar o Grande Campeão da raça, o touro Jato da Capital, a Alta teve a progênie de seus touros contemplados em diversos campeonatos, filhos de Anjo S, Beijim S, Avante S e Abaeté S. Com evidências para Ganda S, Grande Campeã da raça filha de Beijim S, e Mega FIV da DHMF, Reservada Grande Campeã, filha de Anjo S. Em torno de 60% dos animais premiados no Guzerá são filhos de touros da bateria da Alta.

A raça Guzerá Leiteiro foi pela primeira vez julgada em separado durante a ExpoZebu. O Grande Campeão Cabo FIV JF já é contratado pela Alta desde 2012, e é filho de outro touro da bateria da Alta, Remanso TABO. Nas pistas Abaeté S, Quasar TABO e Notável JF tiveram várias progênies premiadas e no torneio leiteiro, Obus TABO, Remanso TABO e Marabá S também se destacaram.

Na raça Brahman o Grande Campeão Ganesh do Canaã foi contratado pela Alta, e a fêmea Reservada Grande Campeã MS Iamb 68 é filha de Mr. J4 12, touro de nossa bateria. Também foram realizadas admissões na raça Tabapuã, o Reservado Grande Campeão, Invicto FIV Uzie e na raça Sindi, o Grande Campeão, Astro FIV da Estiva.

“Os resultados deste ano nos mostraram que a Alta está no caminho certo ao se preparar para fazer uma ExpoZebu cada vez melhor. Buscamos treinar a nossa equipe para atender muito bem os nosso clientes e também procuramos estar sempre próximos dos grandes fornecedores de genética para oferecer ao mercado o que há de melhor em cada raça. As premiações são a coroação de um trabalho que é realizado há anos” finaliza Rafael Jorge de Oliveira, gerente de produtos da Alta.

A Alta hoje é considerada uma das maiores e mais importantes centrais de distribuição do mundo - foi fundada no Brasil em maio de 1996, em Uberaba/MG sob o comando de Heverardo Rezende de Carvalho. Composta por mais de 130 colaboradores em sua Matriz em Uberaba, e mais de 700 em todo o país, a Alta do Brasil está localizada na BR 050 – km 164 -, num terreno de 110 hectares onde há mais de 12.000 m2 de construção. Atualmente abriga 237 touros, mas sua capacidade irá aumentar mais de 20% ainda este ano. Para 2013, a perspectiva é crescer 14%, ultrapassando a casa de 70 milhões de faturamento.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025