Professores da Unesp constatam aumento do interesse por horticultura

24.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Sergio Santa Rosa

Nos últimos anos, o setor de horticultura, que inclui a produção de flores, frutos e, principalmente, hortaliças, tem crescido significativamente no Brasil. De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP (Cepea/USP), a área representa hoje 13,4% do Produto Interno Bruto (PIB) da agricultura nacional, com uma produção que ultrapassa 19 milhões de toneladas e cobre uma área de 810 mil hectares.

Neste contexto, os alunos do Programa de Pós-Graduação em Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, Câmpus de Botucatu, participaram, durante os meses de junho e julho, de vários eventos de importância para o setor.

Entre 20 e 22 de junho, um grupo participou da 19ª Hortitec, em Holambra/SP. Com 30 mil metros quadrados, a feira contou com cerca de 370 expositores e foi palco de palestras e minicursos direcionados ao setor de hortifrúti.

“Este ano a FCA teve uma participação bem representativa no evento -- passamos de 30 para 80 participantes, entre alunos, professores e funcionários das Fazendas Lageado e São Manuel. Isso demonstra o aumento do interesse pelo setor produtivo de hortaliças e a necessidade cada vez maior do profissional da área se especializar”, analisa a professora Rumy Goto, do Departamento de Produção Vegetal da FCA. “É preciso que os alunos saibam utilizar adubos, defensivos e a água para um manejo produtivo eficiente e sustentável”.

No início de julho, a delegação da FCA esteve em Brasília (DF) para o 6º Simpósio Internacional de Sementes, Mudas e Estabelecimento de Hortaliças - SEST 2012, em que os alunos apresentaram trabalhos de forma oral e como pôster, além de assistirem à palestra Enxertia nos Trópicos, ministrada pela professora Rumy. Os alunos também marcaram presença no 52º Congresso Brasileiro de Olericultura, da Associação Brasileira de Horticultura, ocorrido em Salvador (BA), de 16 a 20 de julho, com a apresentação de pôsteres.

Para a professora Rumy Goto, essa foi uma boa oportunidade para os alunos demonstrarem parte das pesquisas desenvolvidas na FCA. “O nosso Programa de Pós-Graduação em Horticultura foi o primeiro na área. Completamos 32 anos e temos maturidade suficiente para nos orgulhar do trabalho desenvolvido”.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025