Professor e orientados da Unesp participam de estágios nos EUA

27.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Sergio Santa Rosa

O professor Carlos Gilberto Raetano, do Departamento de Produção Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)da Unesp, Câmpus de Botucatu, e seus orientados Denise Tourino Rezende e Saulo Ítalo de Almeida Costa estão estagiando junto ao United States Department of Agriculture (USDA) e Ohio State University (OSU).

Desenvolvidos na área de Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários, os estágios são supervisionados pelos pesquisadores Heping Zhu e Richard Derksen (USDA) e Erdal Ozkan (OSU).

A rotina do professor e seus orientados inclui o desenvolvimento de pesquisas com substâncias adjuvantes da pulverização, a análise de imagens da pulverização, a avaliação de pulverizadores “inteligentes” visando à redução do impacto ambiental por agrotóxicos e a participação em Dias de Campo.

O estágio está sendo realizado através de edital específico para incentivo aos programas de pós-graduação, promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp. Divulgado anualmente, o edital estimula os docentes e alunos a saírem do país buscando consolidar parcerias e vivenciar novas experiências culturais e científicas.

“A iniciativa contribui para a maior visibilidade das pesquisas desenvolvidas na Unesp e a inserção da instituição na comunidade científica internacional”, analisa Raetano.

O professor e a pós-graduanda Denise Tourino Rezende retornam para o Brasil ainda em agosto. Saulo Ítalo de Almeida Costa, que foi para os EUA em julho, fica até o mês de novembro.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025