Professor da ESALQ será premiado por contribuições à olericultura

10.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Caio Rodrigo Albuquerque

Em 1979, a Associação Brasileira de Horticultura (ABH) homenageou o professor e melhorista do Instituto de Genética da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Marcílio de Souza Dias (1915 – 1974) com a instituição do Prêmio Marcílio Dias. Laurel máximo da ABH, o prêmio é concedido aos profissionais que tem se destacado em seu campo de atividade e, por conseguinte, contribuem efetivamente para o desenvolvimento e avanço da Olericultura Nacional.

Neste ano, o agraciado com o Prêmio Marcílio Dias foi o professor Paulo César Tavares de Melo, do Departamento de Produção Vegetal (LPV) da ESALQ. O Prêmio Marcílio Dias será entregue no próximo dia 16 de julho, às 19h, por ocasião da cerimônia de abertura do 52º Congresso Brasileiro de Olericultura, a ser realizado no Centro de Convenções de Salvador, Bahia, de 16 a 20 de julho.

Paulo César Tavares de Melo é graduado em Engenharia Agronômica pela UFPB (1972). Tem mestrado (1978) e doutorado (1986) em Genética e Melhoramento de Plantas, ambos realizados na USP/ESALQ. Desde 2001 é professor doutor da USP/ESALQ, no Departamento de Produção Vegetal (LPV), e credenciado como orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia. Desenvolve atividades de pesquisa nas linhas de melhoramento de hortaliças (cebola, tomate e cenoura), olericultura, produção orgânica de hortaliças, produção de hortaliças em sistemas de transição agroecológica, produção de sementes de hortaliças e bataticultura. É professor convidado do curso de pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Foi membro titular do Conselho Assessor Externo (CAE) da Embrapa Hortaliças de 2004 até 2011. Atua como editor científico das revistas Horticultura Brasileira, Acta Agronomica (UNAL Palmira, Colômbia) e Agronomia Colombiana (UNAL Bogotá, Colômbia). Prestou consultorias nas áreas de melhoramento genético e de produção de sementes de hortaliças na África (Costa do Marfim, Senegal e Moçambique). Recebeu o título honorífico Horticólogo de Honra outorgado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) em agosto de 2010. Exerceu a presidência da Associação Brasileira de Horticultura (ABH) entre 2005 e 2011.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025