Professor da ESALQ é premiado pelo SEESP

10.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Ana Carolina Miotto

Desde 1987, em comemoração ao Dia do Engenheiro, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) concede, anualmente, o prêmio Personalidade da Tecnologia 2012 aos profissionais que se destacam em suas áreas de atuação.

Esse ano, o premiado da categoria agricultura foi o professor José Roberto Postali Parra, do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA), da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ).

Em sua 26ª edição, além do professor, o prêmio agraciará Denise Consonni (categoria Educação em Engenharia), Lair Alberto Soares Krähenbühl (categoria Habitação), Plínio Oswaldo Assmann (categoria Transporte Urbano), Silvia Guerra Vieira Lundwall (categoria Inovação) e Murilo Celso de Campos Pinheiro (categoria Valorização Profissional). A homenagem acontecerá dia 11 de dezembro, as 19h30, no Auditório do SEESP, em São Paulo (SP).

Nasceu em Campinas (SP), em 1944. É formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ (1968), possui mestrado e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (1972 e 1975, respectivamente) e pós-doutorado pela Universidade de Illinois, EUA (1978). Desde a década de 1970 dedica-se a estudar o ciclo de vida dos insetos de importância para agricultura, contribuindo com soluções práticas e de grande impacto econômico. Suas atividades científicas estão relacionadas com técnicas de criação e nutrição de insetos para controle biológico e alternativas de controle de insetos. Seus estudos permitiram, por exemplo, o controle da broca da cana e outras culturas como milho, hortaliças, flores e soja também estão se beneficiando desta tecnologia. Nos últimos anos tem se envolvido com a utilização de feromônios e o controle biológico do bicho-furão que ataca os citros.

Parra iniciou sua atividade profissional no Instituto Agronômico de Campinas - IAC, permanecendo na Instituição até 1974 e, desde então, trabalha na ESALQ, onde, hoje, é professor titular. Exerceu ainda, na instituição, o cargo de diretor (2003-2007), e coordenador do programa de Pós-Graduação em Entomologia. Possui mais de 280 trabalhos publicados, 17 livros e contribuiu com a formação de mais de 90 profissionais em nível de mestrado e doutorado. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academy of Sciences for the Developing World (TWAS) e pesquisador 1A do CNPq. Desde 2009, é coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Semioquímicos na Agricultura. Em 2002, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e, em 2010, foi admitido na classe Gran Cruz desta mesma ordem.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025