Divulgadas cooperativas que receberão recursos para capacitação
Porto Alegre sediará o próximo Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento – Abracen, entre os dias 11 e 13 de dezembro. Em destaque, estão os lançamentos do Plano Nacional de Abastecimento (PNA) e da Campanha de Consumo de Alimento Saudável. Assuntos como segurança alimentar, monitoramento de agrotóxicos, classificação dos alimentos e sistema de informações também estarão em pauta.
No Brasil, menos de 20% dos adultos consomem a quantidade mínima de frutas, legumes e verduras recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Para estimular a alimentação saudável, as Ceasas brasileiras uniram-se a ministérios e entidades. Além de contribuir para a melhora da saúde da população, o projeto vai estimular o mercado de hortifrútis, beneficiando, principalmente, os pequenos produtores.
A Campanha de Consumo de Alimento Saudável é fruto da parceria entre os ministérios da Saúde (MS), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Também estão envolvidos a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort) e a Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento (Brastece), além da própria Abracen. O lançamento será no dia 12, às 9h45, com apresentação de Maya Takagi, secretária nacional de Segurança Alimentar do MDS.
No dia 13, às 10h, será o lançamento do Plano Nacional de Abastecimento. A apresentação do presidente da Abracen e da CeasaMinas, João Alberto Paixão Lages, será seguida por uma palestra do secretário de política agrícola do Mapa, Caio Rocha. Depois que a Abracen apresentou o PNA ao ministério, em junho, o ministro Mendes Ribeiro Filho aprovou a Portaria 1.037, de 9 de novembro de 2012, criando um grupo de trabalho para propor e articular ações necessárias à modernização, à reorganização e à gestão das centrais de abastecimento.
Essas ações serão baseadas no PNA, documento elaborado em parceria pelas Ceasas de todo o país e que propõe, como ponto de partida, a criação de um órgão capaz de articular as centrais de abastecimento e criar uma diretriz macroestratégica para o abastecimento nacional. O plano, dividido em 23 capítulos, sugere um conjunto de medidas governamentais a serem adotadas para a promoção e o desenvolvimento do abastecimento e da segurança alimentar e nutricional no Brasil.
Antes do início do evento, a diretoria da Abracen fará uma reunião, às 15h. A abertura do encontro será às 19h, com presença da ministra do MDS, Teresa Campello, do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, do presidente da Assembleia Legislativa do RS, Alexandre Postal, do diretor de logística e gestão empresarial da Conab, Silvio Isopo, do presidente da Brastece, Virgílio Villefort, do presidente da Ceasa/RS, Paulino Donatti, e do presidente da Emater/RS, Lino de Davi. O dia termina com um coquetel de confraternização.
O segundo dia será dedicado a palestras. Às 8h30, será discutido o papel das Ceasas sob o ponto de vista do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). O debate sobre classificação e padronização de alimentos começa às 10h45. O monitoramento de agrotóxicos é assunto da palestra de 14h. Em seguida, é a vez de rastreabilidade e alimento seguro, às 15h45. O último assunto do dia é sistema de informação dos mercados de abastecimento do Brasil, às 17h.
O último dia do encontro será focado nas particularidades do Rio Grande do Sul, estado anfitrião desta edição do encontro. O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, apresentará palestra sobre a Ceasa/RS e a regionalização do abastecimento como instrumento de segurança alimentar e nutricional, às 8h30. Após o almoço, às 14, o diretor técnico-operacional da Ceasa/RS, Gerson Madruga, apresentará a central de abastecimento do Rio Grande do Sul e guiará os convidados em uma visita técnica.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura