Comissão de Agricultura aprova mudança no Proagro
Projeto garante mais justiça e impede uso de dados ambientais para restringir indenizações por perdas no campo
Segue aberto até o dia 29 de julho o prazo para envio de projetos ao Programa Irriga+, iniciativa da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul (Seapi-RS) que destina recursos para irrigação e reservação de água. Cada produtor pode receber até R$ 100 mil em subvenção, com contrapartida de 80% do valor do projeto e prazo de execução de 12 meses após aprovação.
Já foram recebidos 1.121 projetos nas duas primeiras etapas do programa, que somam mais de 17 mil hectares irrigados em 220 municípios gaúchos. A iniciativa tem atraído produtores como João Henrique Maldaner, de Lagoa dos Três Cantos, que destinou parte de sua propriedade de 250 hectares à irrigação por pivô. “Esperamos um aumento de até 50% na produção em períodos de estiagem”, afirma.
Segundo o subsecretário de Irrigação da Seapi, Paulo Salerno, o Irriga+ tem ampliado a área irrigada no estado, com boa adesão de produtores de diferentes culturas e tamanhos de propriedade. Uma terceira etapa do programa está em estudo e pode ser lançada em agosto.
Mais informações estão disponíveis no site da Seapi (agricultura.rs.gov.br/programa-de-irrigacao).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura