Produtores agrícolas perdem até 10% da safra por problemas com temperatura e umidade

Prejuízo pode ser evitado com projetos sob medida, como portas automáticas e outros equipamentos

20.01.2022 | 13:42 (UTC -3)
Angelo Miguel

O fluxo intenso de movimentação de máquinas e pessoas em grandes empresas agrícolas pode representar uma perda considerável da produção no Brasil. Somado a outros fatores, como falhas no manuseio, controle de temperatura e umidade, a falta de um espaço adequado para armazenamento representa uma perda de até 10% da produção de grãos, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. 

Culturas como milho, soja, café e outras dependem diretamente das condições climáticas, tanto para seu cultivo, quanto para sua durabilidade depois da colheita. Por isso, para Giordania R. Tavares, diretora executiva da Rayflex - maior referência nacional na produção de portas rápidas no Brasil e América Latina para a indústria -, é preciso ter em mente que o espaço de armazenamento deve garantir as condições ideais para cada tipo de produto. 

“Mais do que isso, é importante entender que, mesmo com a tecnologia que temos hoje, produtores agrícolas continuam tendo prejuízos que podem ser consideravelmente reduzidos por ferramentas inteligentes, como o uso de portas automáticas, por exemplo”, revela. 

Em casos de galpões instalados em locais abertos, um problema comum é a incidência de vento. Embora possa parecer inofensivo, o vento forte pode impulsionar a propagação de pragas, que em poucas semanas podem destruir as safras. Pensando nisso, a Rayflex recomenda a porta Vectorflex, uma solução desenvolvida para ambientes externos e que suporta ventos de até 60km/h. “Esta é uma opção desenhada para espaços de grandes dimensões e com um alto fluxo de entrada e saída de pessoas, sendo ideal para proteger contra a umidade da chuva, poeira e pragas”, revela Giordania. 

Porta Vectorflex da Rayflex
Porta Vectorflex da Rayflex

Além de atuar como uma espécie de barreira sanitária, as portas automáticas têm um papel fundamental na segurança dentro do ambiente de trabalho. Em locais em que o trânsito de pessoas e máquinas é constante, é preciso estar em alerta para evitar acidentes. Para isso, a Rayflex disponibiliza equipamentos, como radar, fotocélula, semáforo, entre outros, que visam a segurança do usuário.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024