Produtora de cana alcança 11 cortes com Microgeo

Manejo biológico no solo permitiu alcançar resultado expressivo antes da renovação do canavial

24.11.2020 | 20:59 (UTC -3)
Julia Vilela

A renovação de um canavial acontece normalmente após uma média de 4 a 5 cortes, dependendo das condições do solo e da temperatura. Aumentar essa média implica em realizar um preparo adequado do solo, de forma que ele mantenha nutrientes e características que sejam favoráveis ao desenvolvimento da cultura. Neste cenário, o manejo biológico é essencial para alcançar a longevidade do canavial.

A produtora e engenheira agrônoma Darly Baptista, da Estância Jatobá, em Orindiúva/SP, começou a utilizar o Microgeo há oito anos, após conhecê-lo por meio da cooperativa Camda (Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina) – Filial São José do Rio Preto. Durante esse período, identificou os benefícios que a Tecnologia Microgeo traz ao solo. “São detalhes que não são palpáveis, visíveis, mas que fazem toda a diferença. O solo começou a ficar mais aerado. A cor do canavial ficou mais verde, as raízes maiores e mais firmes. Mas a grande diferença notada foi nos períodos de estiagem. Enquanto os canaviais vizinhos ficavam amarelados e secos, o meu ficou bem verde e vigoroso”, explica a produtora.

Darly reforça a importância das análises de solo que realiza ano a ano, tanto para o acompanhamento das melhorias que a tecnologia Microgeo traz a microbiologia do solo, como para identificar possíveis correções nos tratos culturais. O aumento da diversidade biológica do solo da Estância Jatobá, resultou em alcançar 11 cortes no canavial, que foi renovado em 2019. “Isso se dá justamente por tratarmos o solo da melhor maneira possível, deixando-o em excelentes condições de uso por conta do manejo biológico. Esse manejo é importante não só pela questão da produtividade e longevidade, mas também há um impacto muito positivo na preservação ambiental e isso é importantíssimo para o campo e, consequentemente, para o produtor”, completa a engenheira agrônoma.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024