Produquímica: Estação de Reuso de Águas completa um ano

29.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

Uma das unidades do Grupo Produquímica opera há pouco mais de um ano uma estação de reúso de águas, reduzindo assim o consumo de recursos hídricos retirados diretamente da natureza.

Situada no município de Suzano (SP), a unidade fabril Alto Tietê reutiliza a água que anteriormente era descartada como efluentes para usos industriais nobres como em processamento de fertilizantes e na produção de insumos químicos.

Há pouco mais de um ano a estação tratava 6 metros cúbicos de água 24 horas ao dia. Hoje, com a ampliação da estrutura, a capacidade é de 8,5 metros cúbicos/hora. Segundo Sergio Alejandro, Assessor Ambiental Corporativo da Produquímica, a qualidade deste processo permite este tipo refinado de reaproveitamento. “A água é tratada físico-químicamente e abastece 2 tanques com capacidade para 100 metros cúbicos. Até o final de 2008 trabalhávamos com apenas um reservatório de 150 m³ . Além destes, há também um tanque independente, uma piscina a céu aberto forrada com manta impermeável, onde reservamos 1.200.000 litros”, descreve Alejandro.

Para o especialista este tipo de estrutura é facilmente implantado em qualquer tipo de indústria.”Desde o início do funcionamento da estação economizamos 89 milhões de litros de água potável do planeta. Os investimentos são similares aos de uma Estação de Tratamento de Efluentes Industriais e são adaptáveis a qualquer tipo de planta.”, argumenta o especialista.

Para instalar a estação de reúso de águas a Produquímica investiu R$ 1,2 milhões. “O investimento vale a pena tanto no aspecto ambiental quanto econômico. Os custos com recursos hídricos da unidade diminuíram desta forma, temos condições de investir em outras áreas e manter o foco na busca constante por inovação. Já estamos com planos inclusive de introduzir o mesmo sistema em outras unidades do grupo”, afirma Franco Borsari, Diretor Comercial da Produquímica.

Segundo projeções da ONU, Organização das nações Unidas, se a tendência de consumo deste recurso não se estabilizar, em 2050, mais de 45% da população mundial estará vivendo em países que não poderão garantir a cota diária mínima de 50 litros de água por pessoa para as suas necessidades básicas. “O Grupo Produquímica, demonstra sua preocupação na busca por soluções sustentáveis e atitudes conscientes na correta utilização dos recursos naturais e deixa exemplo para que outras setores repensem seu consumo e responsabilidade nesse contexto", encerra o assessor ambiental Sérgio Alejandro.

Informações adicionais:

ou telefone (11) 3016-9615.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações (telefone 11 2198-1888)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025