Conab envia alimentos para vítimas do conflito em Gaza
O cultivo da uva em Barão do Triunfo/RS é uma das atividades agrícolas mais antigas do município. Surgiu com os imigrantes italianos que colonizaram a região em 1889 e tornaram a viticultura uma das principais alternativas de renda para a população. Atualmente, 130 toneladas são colhidas e utilizadas para a produção de vinho. A produção se manteve, segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gladimir Ramos de Souza, devido ao excesso de chuvas que ocorreram no mês de outubro, quando as parreiras estavam em floração, o que ocasionou a redução do tamanho dos frutos.
Como forma de celebrar a tradição, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com apoio da Emater/RS-Ascar e Prefeitura, promove a 74ª edição do evento que, neste ano, acontecerá durante três dias. O evento inicia na sexta-feira (23), com baile às 23h no Salão Paroquial. No dia 24 às atividades reiniciam com Encontro Regional da Melhor Idade às 11h30min, seguido de almoço e apresentação de banda típica. À tarde acontecem atividades recreativas e às 20h, apresentação de teatro, grupos de dança e talentos locais. Às 24h haverá baile ao ar livre. Já para o domingo (25) está sendo organizada missa a partir das 10h e, ao meio dia, almoço. Durante o dia também haverá no local Feira de Produtos Coloniais e Artesanato. Quem for até a praça central da cidade poderá ainda apreciar o Parque de Diversões, shows musicais baile.
Barão do Triunfo possui 17 hectares das uvas Bordô, Concord, Niágara Branca, Niágara Rosada e Isabel cultivados e a festa já se tornou parte da história do município que até os anos 70 tinha na vitivinicultura a sua principal base econômica. Apesar de atualmente a maioria dos produtores se dedicar ao cultivo do fumo, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar incentiva a produção de outras culturas e a retomada da produção de uva e vinho como forma de agregar renda e diversificar a produção.
Na festa, a Emater/RS-Ascar terá um espaço juntamente com os agricultores familiares que estarão comercializando uva in natura, mel, queijos, arroz e feijão e produtos a base de uva, como vinhos, cucas, sucos, geléias e doces, além de artesanato.
Carine Massierer
- Regional Porto Alegre
51 2125 3155
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura