Produção de laranja em SP e MG deve atingir 223,14 milhões de caixas

Chuvas intensas, registradas 85 mm acima da média histórica em outubro e novembro, ajudaram no crescimento dos frutos

10.12.2024 | 10:46 (UTC -3)
Revista Cultivar

A segunda reestimativa da safra de laranja 2024/25, divulgada pelo Fundecitrus, indica produção de 223,14 milhões de caixas no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro. O número é 3,4% maior que o projetado em setembro, mas 4% menor que a estimativa inicial de maio.

A participação expressiva da quarta florada e chuvas acima da média nos últimos dois meses influenciaram o aumento, mesmo com o volume inferior ao esperado inicialmente.

O diretor-executivo do Fundecitrus, Juliano Ayres, destaca que a temporada é atípica. A quarta florada, que responde por 9,1% da produção total, contribuiu com 20,23 milhões de caixas. Este volume foi identificado graças a uma derriça complementar, realizada entre setembro e outubro, que constatou 54 frutos por árvore, ante 32 frutos estimados na primeira derriça.

As chuvas intensas, registradas 85 mm acima da média histórica em outubro e novembro, ajudaram no crescimento dos frutos. Porém, o impacto foi limitado devido à seca prolongada que antecedeu este período. O peso médio dos frutos subiu para 156 gramas, após queda para 155 gramas em setembro, ainda abaixo da estimativa inicial de 169 gramas.

Outro fator de impacto foi a taxa de queda de frutos, que aumentou para 19%, impulsionada por problemas como greening e operações mecanizadas, especialmente podas. Essa queda foi agravada pelo prolongamento do período de colheita, necessário devido à produção tardia da quarta florada.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura