Aplicação de rizobactérias aumenta a diversidade do microbioma do solo, revela estudo
Pesquisa foi conduzida em colaboração entre a Embrapa Meio Ambiente e a Universidade de Delaware, nos Estados Unidos
O III Simpósio Gaúcho Sobre Grãos Orgânicos vai ocorrer entre os dias 1º e 3 de outubro, no auditório do Sicredi, em Cachoeira do Sul. As palestras vão ser a partir das 18h e as mesas redondas a partir das 20h. O evento é híbrido e oferece a oportunidade de se conectar com especialistas, produtores e pesquisadores, seja presencialmente ou de forma remota. E no dia 3 de outubro, além do Simpósio, vai ocorrer também o I Encontro Gaúcho de Produtores de Grãos Orgânicos.
“Este evento busca reunir pessoas envolvidas com a pesquisa, produção, comercialização e certificação de grãos orgânicos, visando difundir e fomentar esse ramo da produção de alimentos orgânicos”, destaca a bióloga e pesquisadora do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (Ceflor) de Santa Maria, Rosana Matos de Morais, que também é da comissão organizadora do evento.
A programação será dividida em três eixos, nos quais serão abordados temas como produção, certificação e comercialização, e relato de experiências. Cada mesa redonda reunirá os palestrantes daquele tema, de forma presencial ou remota, para debate e esclarecimento de perguntas.
“Neste ano teremos como novidade o I Encontro Gaúcho de Produtores de Grão Orgânicos, que ocorrerá em horário distinto ao do Simpósio, e estará aberto não somente para agricultores certificados, mas também aqueles em transição e interessados neste novo formato de produção”. O I Encontro Gaúcho de Produtores de Grãos Orgânicos vai ser realizado no dia 3 de outubro.
Para as inscrições, divulgação, credenciamento e emissão de certificados será utilizada a plataforma Even3 (https://www.even3.com.br/iiisgsgo/). As mesas redondas serão transmitidas pela plataforma Stream Yard e pelo Youtube.
O III Simpósio Gaúcho sobre Grãos Orgânicos é uma promoção da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e do Sicredi.
De acordo com Rosana, o mercado de produtos orgânicos segue ascendente em todo o país, sendo o Rio Grande do Sul o segundo estado em unidades produtivas com certificação orgânica, com 3.580 unidades cadastradas em 2023, segundo dados da Comissão de Produção Orgânica do RS (CPORG- RS). Mas a maior disponibilidade nos mercados de produtos orgânicos, sejam feiras ou seções dos supermercados, é de hortaliças e frutas. “A disponibilidade de grãos e derivados produzidos em sistemas orgânicos ainda é baixa, o que limita também a produção de orgânicos de origem animal, pois a mesma depende de rações orgânicas”, constata Rosana.
Segundo ela, a baixa disponibilidade de grãos orgânicos está relacionada à dificuldade prática de viabilizar estes sistemas de produção. “Para a produção de grãos são necessárias áreas maiores e a agricultura é de uma forma geral mais extensiva. A não utilização de fertilizantes minerais solúveis e agrotóxicos, bem como a forma de escoamento de um produto diferenciado em maior escala é vista como impedimento para a manutenção de unidades de produção economicamente viáveis”, afirma. E o simpósio, destaca a pesquisadora, tem por objetivo discutir o tema da produção orgânica de grãos, reunindo pessoas de diversos setores da cadeia de grãos com este interesse em comum.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura