Produção de citros nos Caminhos da Integração

04.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Técnicas utilizadas na produção de citros livres de virose, estudadas na Fepagro Fruticultura, de Taquari, estiveram em exposição nos Caminhos da Integração, na Expointer.

O espaço foi organizado pela Fepagro, Emater/RS- Ascar e Ufgrs. Os visitantes puderam conhecer porta-enxertos e microenxertia em citrus, para obtenção de material livre de virose.

Segundo a pesquisadora Elisabete Lisboa de Saldanha Souza, da unidade de Taquari, 90% das mudas estão enxertadas sobre trifoliata. A entidade estuda outras opções. Elisabete explica que é um é um grande risco utilizar sempre o mesmo porta-enxerto, como aconteceu na década de 40, quando a citricultura estava toda sobre laranja-azeda. Na época, surgiu o vírus da tristeza e acabou com todas as plantas enxertadas.

Pesquisas iniciadas em 1971, em Taquari, possibilitaram a criação do porta-enxerto citrange Fepagro C13. A variedade resulta de pesquisas com as variedades copa, valência, bergamota, montenegrina, laranjeira pêra, murcott e limão siciliano. A microenxertia pode ser uma alternativa eficiente para a propagação de plantas de elevada qualidade genética e fitossanitária, em um reduzido período de tempo e sob condições controladas.

Gislaine Freitas

Fepagro

(51) 32.888036 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025