Produção de café deve atingir 3,1 milhões de sacas neste ano em Rondônia

Aumento é de cerca de 11,8% em relação à temporada anterior, o que representa uma safra recorde

19.05.2023 | 10:13 (UTC -3)
Conab
Aumento é de cerca de 11,8% em relação à temporada anterior, o que representa uma safra recorde; Foto: CNA
Aumento é de cerca de 11,8% em relação à temporada anterior, o que representa uma safra recorde; Foto: CNA

De acordo com informações do 2º Levantamento da Safra de Café 2023, divulgado nesta quinta-feira (18/05) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de café em Rondônia, neste ano, deve atingir 3,1 milhões de sacas beneficiadas, o que representa uma safra recorde, com aumento de cerca de 11,8% em relação à temporada anterior.

Segundo o Boletim, a produção foi impulsionada pelo incremento de 11,8% na produtividade média para a safra atual, estimada em 48,2 sacas por hectare, estimulada pelas condições climáticas favoráveis, pela entrada de novas áreas em produção utilizando clones mais resistentes e com maior potencial produtivo, melhor manejo da cultura e pelo fato de a maioria das lavouras estarem equipadas com dispositivos para irrigação. Por outro lado, permanece inalterada a área em produção, estimada atualmente em 64.977 hectares, igual à da safra passada.

Clima

As condições climáticas mostraram-se favoráveis para o desenvolvimento da cultura durante todo o seu ciclo reprodutivo, com ocorrências de precipitações regulares nas fases mais críticas e as temperaturas não muito elevadas. Esse cenário foi favorável e benéfico ao desenvolvimento da cultura, cujas plantas manifestaram todo o seu vigor vegetativo, mostrando-se bem enfolhadas e encorpadas, aparentando bom aspecto nutricional com ramos e rosetas bem carregados.

As operações de colheita em todo o estado já ultrapassam 50% e devem se estender até agosto. Nas últimas dez safras, a produtividade média saltou de 17,2 sacas/ha, em 2014, para os atuais 48,2 scs/ha, um aumento excepcional de cerca de 180%. “Esse incremento, que ocorre ano após ano na produtividade das lavouras de café de todo o estado, decorre da renovação do padrão da cafeicultura, migrando de um sistema de baixo uso de tecnologias para um sistema tecnificado. Com isso, Rondônia se consolida como o segundo principal estado produtor de café conilon, ficando atrás somente do Espírito Santo”, observa o gerente de Acompanhamento de Safras da Companhia, Fabiano Vasconcellos.

Produção brasileira

A produção nacional de café na safra 2023 deverá registrar crescimento de 7,5% em relação ao ciclo passado. A colheita está estimada em 54,74 milhões de sacas beneficiadas contra 50,92 milhões de sacas em 2022. O bom resultado é esperado mesmo em um ano de bienalidade negativa, como mostra o 2º levantamento da cultura.

A Revista Cultivar publicou mais detalhes aqui. 

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro