Primeiro experimento FACE com café no mundo será inaugurado em Jaguariúna/SP

19.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Eliana Lima

Um experimento FACE – Free-Air Carbon Dioxide Enrichment , o primeiro na América Latina e o primeiro no mundo com café, será inaugurado em área do campo experimental da Embrapa Meio Ambiente em Jaguariúna, SP em 25 de agosto.

Inicialmente, nesta área do FACE foram plantadas nos primeiros meses de 2010 mudas de café (cultivares Catuaí e Obatã) para dar início ao ensaio, que vai medir os efeitos do aumento da concentração de gás carbônico (CO2) na atmosfera e a relação destes efeitos com a ocorrência de problemas fitossanitários da cultura.

A pesquisadora Raquel Ghini, líder do projeto Climapest, ao propor o estudo, vislumbrou a possibilidade de juntar a Fitopatologia (estudo das doenças de plantas), com a questão emergente das mudanças climáticas. “O objetivo é avaliar os impactos do aumento da concentração de CO2 sobre doenças, pragas, plantas daninhas do cafeeiro, além de aspectos fisiológicos, nutricionais, econômicos, entre outros da cultura”, informa ela.

e acordo com Raquel, “o método ideal de estudo são os ensaios FACE, onde há a liberação de CO2 em condições de campo, permitindo o estudo das respostas em agro-ecossistemas intactos. As parcelas experimentais são grandes e subparcelas podem ser utilizadas para melhor aproveitamento do ensaio”, explica ela.

Programação

8h15 – Abertura - Celso Manzatto (chefe geral da Embrapa Meio Ambiente)

8h30 – Impacto do aumento da concentração de dióxido de carbono atmosférico sobre a agricultura –

Raquel Ghini (Embrapa Meio Ambiente)

9h45 – Implantação do experimento FACE – André Torre Neto (Embrapa Instrumentação, São Carlos, SP)

10h30 – Ten years of SoyFACE experimente in Illinois-USA: results and perspectives – Donald Ort

(USDA, Agricultural Research Service, EUA)

11h – Visita ao experimento FACE

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025