Agrimec participa da Bahia Farm Show
O agropecuarista Rodrigo Alexandre, da Agropecuária Gomes de Oliveira do município de Nova Rosalândia, assinou com a Caixa Econômica Federal o primeiro contrato de Crédito Agrícola do Tocantins. O evento aconteceu na manhã desta última quarta-feira (08), no Pavilhão da Pecuária da 13ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária, no Centro Agrotecnológico de Palmas, e contou com a presença do vice-governador, João Oliveira.
O crédito rural é um financiamento destinado a produtores rurais, cooperativas ou associações de produtores rurais. Seu objetivo é estimular os investimentos e ajudar no custeio da produção e comercialização de produtos agropecuários. O contrato assinado hoje na Agrotins é para o custeio da propriedade na compra de insumos. "A Caixa chega para ser mais um parceiro, somando mais opções de financiamento para o produtor rural do Estado", disse o agropecuarista.
De acordo com o gerente Regional da Caixa, Vandeir da Silva Ferreira, a Caixa foi autorizada pelo Governo Federal a operar no crédito rural desde o ano passado, de forma experimental, e que este ano a expansão de atendimento é para todo o Brasil, e a Agrotins foi escolhida para a assinatura do primeiro contrato do Estado. "Um evento de grande proporção para o lançamento de uma linha de crédito que vem para facilitar o crédito, dar mais condições ao produtor rural", ressaltou.
Segundo o gerente Regional, a Caixa não atuava no segmento agrícola, o foco era o setor imobiliário, mas agora irá competir com as outras instituições financeiras, com o diferencial de oferecer crédito com simplificação e maior agilidade na resposta ao produtor. "Algumas operações serão disponibilizados os recursos sem a necessidade de apresentação de projeto técnico. Os produtores interessados devem procurar uma agência mais próxima de sua propriedade e falar com o gerente", orientou Ferreira.
As agências situadas em regiões agrícolas, mesmo as de pequenas localidades, estão sendo preparadas para atender os produtores interessados no crédito rural.
Este ano, houve expansão em agentes financeiros na Agrotins. Estão na Feira, oferecendo linhas de crédito especialmente para o produtor rural, o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Agência de Fomento, Banco da Amazônia, Sicoob/Credipar e as concessionárias de máquinas e implementos agrícolas.
A Feira prossegue até sábado (11), das 9h às 18h, no Centro Agrotecnológico de Palmas. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Seagro e suas instituições vinculadas (Ruraltins, Adapec e Itertins), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário. Para esta edição são esperadas 75 mil pessoas, 450 expositores e a movimentação financeira de negócios (propostas, vendas diretas e negociações futuras) de R$ 350 milhões, durante os cinco dias da feira.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura