Previsão em tempo real aponta vida útil de morangos

Tecnologia Vis-NIR permite avaliar qualidade e reduzir desperdícios

13.11.2024 | 15:28 (UTC -3)
Revista Cultivar
Arícia Possas, Fernarndo Pérez, Laura Rabasco e Francisco Jiménez
Arícia Possas, Fernarndo Pérez, Laura Rabasco e Francisco Jiménez

Cientistas espanhóis desenvolveram método para prever a vida útil dos morangos em tempo real, utilizando espectroscopia Vis-NIR e um índice de qualidade por refletância.

O método utiliza um espectrofotômetro portátil, que emite luz visível e próxima ao infravermelho (Vis-NIR) e cria um índice de qualidade por refletância (“Reflectance Quality Index”, RQI). A técnica, que não destrói os frutos durante a análise, é capaz de prever a vida útil com base em parâmetros como firmeza, perda de peso, cor e aparência.

Esse método permitiu a redução do número de variáveis analisadas, utilizando um conjunto representativo de comprimentos de onda para avaliar a qualidade.

O estudo utilizou morangos da variedade Rociera, que foram armazenados a temperaturas de 5°C, 15°C, 25°C e 35°C, com umidade relativa de 60%, por um período de até 15 dias. Durante o armazenamento, foram feitas medições da qualidade a cada três dias.

Os pesquisadores avaliaram a cor, firmeza, perda de peso, aparência e qualidade microbiológica dos frutos. Os modelos cinéticos utilizados descreveram as mudanças nesses parâmetros durante o armazenamento em diferentes temperaturas. A perda de peso foi um dos fatores mais afetados, especialmente em temperaturas mais altas.

Os cientistas também desenvolveram modelos de calibração e previsão usando a técnica de regressão de mínimos quadrados parciais (PLS). Esses modelos previram a aparência, perda de peso, parâmetros de cor (L*, a*, b*) e firmeza com um ajuste muito bom, apresentando coeficiente de determinação (R²) de 0,95.

A tecnologia permite, portanto, avaliar com precisão a qualidade dos morangos durante o armazenamento e pode ser uma ferramenta valiosa para a indústria alimentícia, com potencial para integração em sistemas de Internet das Coisas (IIoT).

Mais informações podem ser obtidas em doi.org/10.1016/j.postharvbio.2024.113189

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro