Chuvas e temperaturas elevadas impactam cultivos no Paraná

A soja beneficiou-se das chuvas, com algumas lavouras retomando o crescimento após períodos de déficit hídrico

12.11.2024 | 17:23 (UTC -3)
Revista Cultivar

A semana de 5 a 11 de novembro foi marcada por condições climáticas diversas no Paraná, influenciando o desenvolvimento e a colheita de diversas culturas. Embora as chuvas tenham favorecido algumas lavouras, interromperam o processo de colheita em outras, enquanto a elevação nas temperaturas trouxe desafios adicionais para a produção agrícola no estado. As informações são da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do estado.

Grande parte das áreas de trigo foi colhida antes das chuvas. Técnicos consideraram a produtividade boa em comparação com a safra anterior. Contudo, as chuvas interromperam o trabalho em algumas regiões, mas o cenário permanece otimista entre os produtores.

Já para a cevada, a interrupção também ocorreu devido às precipitações, mas a produtividade e qualidade nas últimas áreas colhidas apresentaram melhora.

Na colheita de frutas, como laranja, o rendimento médio ficou abaixo do esperado devido a dificuldades no controle de pragas e doenças, e à escassez de chuvas em anos anteriores, o que resultou em uma menor oferta do produto e valorização no mercado. Culturas de verão, incluindo uva, goiaba, melancia e abacaxi, também tiveram suas colheitas interrompidas pelas condições de tempo.

Culturas em desenvolvimento

As culturas de feijão e milho estão em fases avançadas de crescimento. O feijão, em fase de floração e frutificação, apresenta bom potencial produtivo. Já o milho, que segue no desenvolvimento vegetativo, teve um crescimento favorecido, embora as aplicações de defensivos tenham sido parcialmente interrompidas pelas chuvas.

A soja, por sua vez, beneficiou-se das chuvas, com algumas lavouras retomando o crescimento após períodos de déficit hídrico. Contudo, problemas pontuais de erosão foram registrados em áreas recém-plantadas.

O café está em fase de floração e frutificação, com os produtores motivados pelos bons preços do mercado, compensando a redução de produção nas safras anteriores.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro