Cientistas contam com mobilidade e conectividade para a pesquisa em agricultura
Em reunião com o diretor de política agrícola e informações da Conab, Sílvio Porto, na noite de segunda-feira (10), o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Cláudio Pereira, começou a discutir medidas para amenizar a queda dos preços do arroz. Ele solicitou uma política de Aquisições do Governo Federal (AGF) no início da safra para garantir renda aos orizicultores gaúchos.
“O diretor da Conab vai levar a pauta para Brasília”, afirmou. Outra preocupação do setor é quanto aos vencimentos dos Empréstimos do Governo Federal (EFG). “Os produtores estão colocando arroz no mercado para pagar esses financiamentos e isso pode fazer os preços caírem”, ressaltou. A safra do cereal no Rio Grande do Sul começa a ser colhida em fevereiro.
Preços
Segundo o indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a saca de 50 quilos de arroz foi comercializada no Estado, em média, a R$ 23,24 na segunda-feira. Nos primeiros 10 dias do ano, o valor teve queda de 2,43%. Em outubro, quando teve início o plantio, o preço chegou a R$ 26.
Guilherme Flach
Instituto Rio Grandense do Arroz
(51) 3288-0398
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura