Presidente do Grupo JBS participa de debate no SBA

25.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Maria Cecília Martins

O Canal do Boi, uma das quatro emissoras da rede SBA - Sistema Brasileiro do Agronegócio, promove na próxima quarta-feira (30), às 20h30, um debate sobre a concentração frigorífica no Brasil. O presidente do Grupo JBS Wesley Batista estará presente no evento e responderá perguntas feitas por representantes de associações e entidades relacionadas ao setor de produção da carne bovina no país. O telespectador também poderá participar enviando perguntas por email que será anunciado na hora do programa.

Segundo a União Democrática Ruralista (UDR), apenas o grupo JBS, maior processador de carnes do mundo, detém 50% dos abates no Mato Grosso e 37% em Mato Grosso do Sul. Durante a discussão, a classe ruralista espera que o presidente do frigorífico fale sobre o processo de investigação que o Grupo JBS deve sofrer por parte do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a SDE (Secretaria de Direito Econômico) anunciados na última quinta-feira, dia 24 de maio.

Outro assunto que deve ser abordado é a participação do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) no quadro societário do grupo JBS, já que o órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior possui 31% das ações do frigorífico. Os produtores argumentam que o dinheiro público está sendo usado para a aquisição de novas plantas que são, posteriormente, fechadas, causando desemprego e prejuízos ao produtor pela falta de concorrência.

Esse é o terceiro debate sobre o tema que ganha destaque na grade de programações dos canais do SBA. Dos encontros dos produtores têm saído documentos enviados ao Congresso e ao Ministério da Justiça, cobrando posições e providências contra possíveis monopólios no setor. Segundo os pecuaristas, a concentração da indústria frigorífica nas principais praças produtoras de carne bovina do país gerada principalmente pela compra de indústrias de médios e pequenos portes pelos grandes grupos frigoríficos, é danosa porque elimina a concorrência no elo da cadeia que remunera o produtor. Com uma indústria operando nas aquisições de boi gordo em uma região, a tendência é a desvalorização do preço pelo pela arroba.

O Canal do Boi é transmitido por sistema de antenas parabólicas (Analógico-Satélite Star One C2, Polarização Horizontal Frequência 1280 e Digital - Satélite Star One C2 Polarização Horizontal Frequência 3947 S/R 7200) ou por meio do site

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025