Presidente da WWF faz palestra em Londrina

19.02.2009 | 20:59 (UTC -3)

O presidente da WWF Alemanha – Worldwide Fun for Nature -, Detlev Drenkhahn, estará em Londrina no próximo dia 9, onde ministra palestra a convite da Sociedade Rural do Paraná e da Agência de Desenvolvimento Regional Terra Roxa Investimentos, com apoio da Organização Não-Governamental Ambiente Neutro. Drenkhahn falará sobre as atividades da WWF no mundo, num evento de lançamento do seminário “Produzir é Preservar”, que ocorre no dia 3 de abril, dentro da programação da 49ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.

Além de presidir a WWF, Detlev Drenkhahn é professor titular da Universidade de Würzburg, autor de inúmeros artigos científicos e membro de várias universidades e instituições renomadas na Alemanha.

A WWF foi criada em 1961 por iniciativa de um grupo de cientistas suíços preocupados com a devastação da natureza. Hoje, a entidade está presente em mais de 100 países, inclusive no Brasil.

A entidade tem como característica a presença tanto local quanto global e o diálogo com todos os envolvidos na questão ambiental: desde comunidades como tribos de pigmeus Baka nas florestas tropicais da África Central, até instituições internacionais como o Banco Mundial e a Comissão Européia.

“Produzir é Preservar” é o tema da 49ª ExpoLondrina e a postura da WWF vem ao encontro dos debates propostos pela Sociedade Rural do Paraná, entidade organizadora da Exposição, e da Agência de Desenvolvimento Terra Roxa, uma Oscip criada com o objetivo de divulgar os potenciais econômicos da Região Norte do Paraná, buscando investimentos nacionais e internacionais para a região. “Hoje, nenhum investimento pode desprezar a questão ambiental”, observa Fernando Kireeff, presidente da Terra Roxa. Ele destaca a importância da agência de desenvolvimento se aproximar de instituições ambientais reconhecidas mundialmente, e conhecer melhor o que pensa e quais as ações da WWF no mundo.

O presidente da SRP, Alexandre Kireeff, ressalta também a necessidade de se estabelecer um debate entre os setores ambientais e produtivo. “Queremos conhecer um pouco do ponto de vista do setor ambiental. Isso faz parte da nossa ação que se iniciou com encontros com o deputado Moacir Micheletto e o ministro da agricultura Reinhold Stephanes, e que agora tem continuidade neste novo encontro. O que buscamos é a conciliação que possa garantir a produção e a preservação do planeta ”, observa Alexandre Kireeff, presidente da SRP.

Ele esclarece que o tema da ExpoLondrina propõe as seguintes reflexões: “Produzir alimentos é preservar a vida”; “Produzir Biocombustível é preservar o ambiente”; “Produzir emprego é preservar a renda”; “Produzir com tecnologia é preservar as áreas florestais intactas”; “Produzir alimento com qualidade e em quantidade (autosuficiência) é preservar a segurança alimentar”; e “Preservar produtos agrícolas/bens para exportação é preservar a saúde da balança comercial”.

A palestra de Drenkhahn em Londrina será às 19 horas, no recinto Soiti Tamura, no Centro de Treinamento Milton Alcover, no Parque Governador Ney Braga.

Os lugares serão limitados, e a confirmação de presença imprescindível devido à tradução simultânea da palestra, que será ministrada em inglês. A confirmação deve ser feita até o dia 5 de março pelo telefone 43. 3378 2000, com Larine.

ExpoLondrina

A Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina será realizada entre os dias 2 e 12 de abril no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina, Norte do Paraná. O evento está em sua 49ª edição e é considerado uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina.

Sobre a Terra Roxa

A Agência de Desenvolvimento Terra Roxa Investimentos (TRI) é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) criada com o objetivo principal de divulgar os potenciais econômicos e buscar investidores para a região do Paraná. As ações da agência abrangem uma região com população total em torno de 3.500.000 de pessoas e 211 municípios. A Terra Roxa trabalha com um novo conceito de desenvolvimento, em que a integração e a articulação regional se sobressaem ao interesse isolado de cada município.

Fonte: Assessoria de Imprensa 49ª ExpoLondrina / Sociedade Rural do Paraná – 43 3378.2000.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro