Presidente da Emater/RS palestra em Pinhal da Serra/RS sobre políticas agrícolas

13.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Asessoria de Imprensa da Emater/R

Políticas Agrícolas é tema de palestra que o presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David, profere em Pinhal da Serra, na próxima terça-feira (17), durante Encontro da Agricultura Familiar. O evento acontece paralelo à 1ª Expopinhal e à 3ª Festa da Integração, que ocorrem de 14 a 22 de abril, no Parque João Ferreira dos Santos, e são promovidos pela Prefeitura e entidades tradicionalistas, com o apoio da Emater/RS-Ascar e outras instituições do município. O Encontro da Agricultura Familiar inicia às 8h, no auditório da Prefeitura, com palestra também sobre bovinocultura e sistemas de produção com sustentabilidade.

De acordo com De David, os agricultores familiares têm papel fundamental para a economia do Estado e do país, pois “na essência são responsáveis pela produção de cerca de 80% do alimento que chega às mesas dos brasileiros”. No RS, mais de 200 mil famílias de agricultores familiares são atendidas pela Assistência Técnica e Social e Extensão Rural (Ater) da Emater/RS-Ascar. Para garantir o desenvolvimento e a inclusão social e produtiva dessas famílias, a União e os estados oferecem políticas públicas, que favorecem a permanência no campo, com condições dignas e perspectivas de melhoria da qualidade de vida.

“A atribuição da agricultura familiar de produzir alimentos está submetida às condições climáticas, que trazem riscos à produção”, ressalta De David, ao analisar que essa “exposição” garante que os agricultores sejam protegidos social, política e economicamente. “É por isso que são criadas políticas públicas, como juros subsidiados, seguro agrícola, Ater e programas de apoio à produção leiteira e à irrigação, por exemplo, que traduzem a importância da produção de alimentos”, observa o dirigente. Para ele, as políticas públicas para a agricultura familiar têm o objetivo de proteger, estimular e mesmo de desestimular as diversas atividades econômicas, de acordo com a sua importância. “No caso da agricultura familiar, há diversos programas e políticas de incentivo desde a produção de alimentos à permanência no meio rural”, destaca, ao antecipar que esses programas serão abordados em sua palestra.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025