Precaução com comidas típicas garante sucesso da festa junina

04.06.2009 | 20:59 (UTC -3)

Festa junina sem pé de moleque, paçoca, pamonha, arroz-doce, pipoca e quentão não tem o mesmo sabor. Para garantir que essas comidas típicas sejam seguras para consumo, algumas precauções são necessárias na hora de comprar amendoim, milho, arroz e vinho.

Torrado ou em doces como o pé de moleque, o amendoim é ingrediente certo em várias delícias de são-joão. Mas o fruto apresenta perigo, já que a substância tóxica aflatoxina pode aparecer quando, depois de colhido, não foi bem seco e escolhido ou foi armazenado em lugar úmido. Dessa forma, a recomendação é dispensar o amendoim vendido a granel e comprá-lo em pacotes.

Outra dica, válida também para o milho de pipoca e o arroz, é verificar a informação, no rótulo, sobre a classificação obrigatória (subgrupo, classe e tipo), o nome e o endereço do empacotador, responsável pelo produto. Ou seja, o milho, o arroz e o amendoim do Tipo 1 são produtos com melhor apresentação e qualidade.

Quentão - A bebida mais tradicional dessa época é o quentão. A receita leva canela, cravo e gengibre e, para completar, vinho ou cachaça, dependendo do costume da região. Independente da bebida usada para o preparo do quentão, ela deve apresentar na embalagem, o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) identificado pela sigla do estado seguida de 11 números. Além disso, os dados do fabricante são obrigatórios no rótulo.

Fonte e informações adicionais: Mapa -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025