Novos expositores apostam na Bahia Farm Show 2016
As atividades agrícolas são classificadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) entre as três mais perigosas e, dentre elas, as operações mecanizadas são as que oferecem maior risco para o trabalhador. Mas existem legislação e práticas que aumentam a segurança, ajudando a prevenir acidentes com máquinas e implementos. Conhecimentos ensinados em um novo curso gratuito do portal de ensino a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás).
As matrículas para o curso Prevenção de Acidentes com Máquinas Agrícolas – NR.31.12 estão abertas no endereço eletrônico http://ead.senargo.org.br/cursos). O curso é livre e para se inscrever só é preciso ter mais de 15 anos de idade. O conteúdo segue as determinações da legislação sobre o tema segurança e saúde no trabalho rural, a Norma Regulamentadora 31 (NR-31), editada em 2005. Seu item 12 trata especificamente sobre o uso correto de máquinas e implementos agrícolas e é tão detalhado que vale a pena procurar conhecer bem a lei para não infringí-la.
Facilitando a aprendizagem, o programa está dividido em seis módulos: Princípios gerais de segurança com máquinas e implementos agrícolas, Estudo da Norma NR-31.12, Conhecendo simbologia em máquinas e implementos agrícolas, Estudo da sinalização de segurança de máquinas e implementos agrícolas, Segurança na operação e manutenção de máquinas e implementos agrícolas e Noções de primeiros socorros e a importância do uso dos EPIS (Equipamentos de Proteção Individual).
Em 20 horas-aula, o participante vai conhecer em detalhes as instruções da NR-31 e as maneiras corretas de operação e manutenção das máquinas agrícolas, para que o trabalhador não adoeça ou venha a se acidentar. O novo curso está incluído no programa Gestão de Riscos do EaD Senar Goiás, que também oferece os cursos Prevenção de Acidentes com Defensivos Agrícolas – NR-31.8 e Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de Trabalho.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura