Pragas da batata terão manejo debatido

30.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Bruno Zamora Teoro

Estratégias de manejo das pragas da cultura da batata – como a requeima e a vaquinha – serão debatidas no workshop “Manejo Fitossanitário na Cultura da Batata”, agendado para os dias 4 a 6 de outubro na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A batata, assim como todas as plantas, sofre com o ataque de pragas – classificadas em insetos, doenças ou plantas daninhas. Para difundir e atualizar os meios de combate, temas como a detecção de vírus e os riscos de entrada de pragas existentes em outros países e potencialmente devastadoras no Brasil serão abordados no workshop.

“A batata é uma cultura referência, bastante trabalhada e importante economicamente, na qual problemas fitossanitários limitam seriamente a produção”, comenta o pesquisador da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) Cesar Bauer Gomes, um dos organizadores do evento.

Além das pragas, também serão discutidas no workshop questões como os avanços no melhoramento genético e a legislação e certificação da batata. Ao todo, 18 pesquisadores e professores do país e do exterior vão participar dos três dias do evento. A organização é da UFPel e da Embrapa Clima Temperado.

Embrapa Clima Temperado

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025