VLI inicia transporte ferroviário de sorgo para exportação
Empresa já movimentou mais de 250 mil toneladas e prevê transportar 800 mil toneladas do grão até o fim de 2026
O plantio da safra 2026/27 de soja avançou no Paraná e alcançou 36% da área prevista para o estado nesta semana. De acordo com o Boletim Conjuntural divulgado hoje (08/10) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), órgão da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, o ritmo dos trabalhos segue dentro do esperado para o período e ligeiramente acima da média das últimas safras.
Conforme afirma o analista de mercado do Deral, Edmar Wardensk Gervasio, as condições das lavouras são consideradas boas. A germinação e o desenvolvimento inicial das plantas foram beneficiados pela umidade do solo nas áreas já implantadas. Porém, as chuvas registradas nos últimos dias têm provocado problemas pontuais para o andamento do plantio.
O excesso de umidade tem reduzido as janelas disponíveis para a entrada das máquinas nas lavouras de algumas regiões. Edmar destaca que as precipitações também dificultam a realização dos tratos culturais, especialmente em áreas que necessitam de manejo.
“Apesar dessas dificuldades pontuais, as condições gerais permanecem favoráveis, e, até o momento, não há alterações significativas nas perspectivas para a safra”, salienta.
O boletim também traz informações sobre o mercado, que registrou queda nos preços em comparação com a semana anterior. O cenário é reflexo da valorização do real frente ao dólar ocorrida após o primeiro turno das eleições.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura