PR Safra 2024/25: colheitas avançam, mas clima exige atenção

Apesar da retomada das chuvas, boletim do Deral alerta para a irregularidade das precipitações

15.04.2025 | 16:44 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações do Deral
Foto: Gilson Abreu
Foto: Gilson Abreu

O ritmo da colheita de diversas culturas, as condições desafiadoras para o milho de 2ª safra e o início dos preparativos para a safra de verão 2025/2026 são os destaques no campo paranaense na primeira quinzena de abril. As informações são do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), que divulgou nesta semana seu boletim com as condições de tempo e cultivo no estado.

Segundo o levantamento, o milho 1ª safra já teve 97% da área colhida, enquanto o milho 2ª safra concluiu o plantio em 100% das áreas estimadas. Apesar da retomada das chuvas, o boletim alerta para a irregularidade das precipitações, que ameaça o potencial produtivo de lavouras em fase de enchimento de grãos, especialmente nas regiões mais quentes do estado.

Na batata 2ª safra, o plantio chegou a 93%, e a colheita avança com 32% das áreas. Já o feijão 2ª safra colheu até o momento 5% da área cultivada, enfrentando perdas consolidadas em algumas regiões devido à seca durante o desenvolvimento das lavouras.

Para a soja 1ª safra, o Paraná já colheu 99% da área plantada, enquanto o arroz irrigado segue com colheita dentro do previsto. A colheita das tangerinas teve início na região de Cerro Azul e Dr. Ulysses, e a colheita da mandioca de dois ciclos ocorre conforme o cronograma.

O boletim também registra que os preparativos para a colheita do café já começaram, com boas expectativas de preços e produtividade. No plantio de inverno, mais áreas de aveia estão sendo semeadas, enquanto o trigo dá início à dessecação de áreas de resteva, mas com tendência de redução de área cultivada. O plantio da cevada deve começar na próxima semana nas regiões mais quentes do norte do estado.

Por fim, o Deral destaca o movimento dos produtores para negociações antecipadas da safra de soja 2025/2026, diante da alta nos custos de insumos, e informa que o tabaco segue com preços atrativos no mercado, enquanto as pastagens se recuperam bem com o retorno da umidade.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025