Bons volumes de chuva em setembro favorecem cultivos de inverno
Dados espectrais mostram que as condições têm sido favoráveis nas principais regiões produtoras de trigo
Publieditorial
Uma das fases mais importantes do cultivo da soja é o estádio vegetativo. Ela acontece logo depois que a planta nasce, quando aparecem as primeiras folhas completas (chamadas trifolioladas) e vai do estágio V1 (primeira folha) até o V4 (quarta folha).
É nesse período que a planta se desenvolve e cria a estrutura essencial para produzir energia necessária e suportar o peso de sua produção, já que a próxima fase é a fase reprodutiva, sendo decisiva para o cultivo final. E para chegar até lá, a planta precisa criar uma raiz forte e sólida, capaz de garantir boa absorção de água e nutrientes necessários para um crescimento saudável e resistente.
Na fase vegetativa, as folhas começam a se desenvolver e são responsáveis por captar energia do sol através da fotossíntese, o que mostra a necessidade constante de um crescimento uniforme das plantas e ajuda a preparar o caminho para uma boa produção lá na frente.
Esse estágio varia de acordo com cada cultura, mas para todas há uma certeza: é a fase onde a lavoura fica mais suscetível a infestações de pragas e doenças. É um período onde o sistema está em desenvolvimento e a planta pode ter falta de nutrientes logo no começo, ficando fraca, assim com o desenvolvimento pode ser desigual, com plantas de tamanhos diferentes no mesmo talhão. O controle de plantas daninhas nessa fase é fundamental para reduzir a competição por luz, água e nutrientes, o que, de forma direta, resulta em uma redução na produtividade.
Se as precauções não forem feitas corretamente, pode levar a perdas de produtividade, mesmo que os cuidados depois sejam feitos corretamente. E nesse ponto, a Satis tem estado ao lado do produtor, contribuindo com um portfólio robusto de soluções para um melhor aproveitamento da produção. Quando usadas em conjunto, geram um aumento de 11,3% na produtividade. E para a fase vegetativa, há opções de produtos que fortalecem a planta logo no começo, garantindo mais vigor, sanidade e produtividade ao longo de todo o ciclo.
Em um momento em que o uso de herbicidas, apesar de necessário, pode impactar negativamente na fisiologia e vigor da planta, a Satis trabalha com foco na evolução técnica e constante para uma produtividade mais sustentável e equilibrada.
Nessa fase estão o Humicbor, fertilizante que fornece boro solúvel e extrato de algas, promovendo um desenvolvimento vigoroso da soja. Ele melhora a estrutura celular, fortalece as raízes e otimiza a absorção de nutrientes, garantindo nutrição eficiente e contínua para a lavoura, além de melhorar a estrutura celular e o fortalecer o sistema radicular, otimizando a absorção de nutrientes para garantir nutrição eficiente e contínua.
O Soymax, que é um fertilizante que protege a soja contra os efeitos negativos de estresses, especialmente aqueles causados pela aplicação de herbicidas, com ação direta nos nódulos responsáveis pela FBN - fixação biológica de nitrogênio -, protegendo esse processo essencial para o desenvolvimento da planta. O Soymax minimiza o travamento metabólico, fornecendo aminoácidos essenciais para que o metabolismo vegetal continue funcionando mesmo após a aplicação de herbicidas. Isso reduz a fitotoxicidade, preserva a nodulação e assegura que a planta continue absorvendo e metabolizando o nitrogênio de forma eficiente. Como resultado, otimiza o teor de proteína nos grãos e promove uma recuperação mais rápida da cultura, impactando diretamente na produtividade.
E também faz parte dessa fase o Sturdy, que combina bioativadores com fósforo para impulsionar o crescimento vegetal e otimizar o desenvolvimento da planta. O extrato de algas presente na formulação atua como um catalisador metabólico, tornando a absorção e a assimilação do fósforo mais eficientes. Esse fornecimento de energia reflete diretamente na arquitetura da planta, promovendo um máximo engalhamento com maior quantidade de nós produtivos, uma maior área foliar e raízes vigorosas.
Ainda no portfólio está o Multivex, um fungicida formulado a partir de esporos e metabólitos de Bacillus amyloliquefaciens e Bacillus velezensis com eficácia comprovada no controle de doenças foliares. O Multivex atua na parte foliar da planta, possuindo ação comprovada no controle de cercospora, mancha-alvo, oídio, ferrugem asiática, entre outras doenças, protegendo a lavoura num momento crítico e preparando a planta para a próxima fase do ciclo com mais saúde e produtividade
Em conjunto, essas soluções da Satis dão suporte fisiológico e nutricional para que a soja tenha um desenvolvimento inicial vigoroso e uma produtividade fortalecida ao final da colheita.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura