Potencial da agricultura irrigada é tema de workshop

Evento organizado pela Codevasf ocorre em Brasília (DF)

19.03.2025 | 14:15 (UTC -3)
Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está promovendo o 1º Workshop em Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Regional. O evento apresenta ações, projetos e potencialidades da agricultura irrigada em estados que integram a área de atuação da Companhia e promove diálogo para a construção de parcerias e o fortalecimento do setor. O workshop encerra hoje (19), e é realizado na sede da Empresa, em Brasília. 

Participam do workshop diretores e superintendentes da Codevasf e representantes dos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Rede Nacional da  Agricultura Irrigada (RENAI), da Abrafrutas e de secretarias de agricultura estaduais.

O diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, ressaltou na abertura do evento que o propósito da iniciativa é reunir experiências adquiridas nos estados e criar oportunidade para o compartilhamento de estratégias e planos em relação à agricultura irrigada. “O objetivo é tratar dos projetos emancipáveis, dos projetos onde vamos gerar emprego, gerar renda, produzir alimentos e gerar riqueza para o nosso país”, destacou.

Giuseppe Vieira, secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, afirmou que o ministério defende a agricultura irrigada para a produção de alimentos de forma sustentável, com uso eficiente da água. “Nada melhor do que a Codevasf estar promovendo essa agenda aqui dentro da sua casa, trazendo os atores, especialmente os superintendentes da região Nordeste e os secretários de agricultura também dos estados da região Nordeste, que são estados com um grande potencial para o avanço da agricultura irrigada”, disse.

A diretora da Área de Irrigação e Operações da Codevasf, Alessandra Rossin, apresentou as ações da Companhia e dados de projetos de irrigação. “A agricultura irrigada traz geração de emprego, com o menor investimento por emprego permanente; produção, porque garante diversidade e eleva a produtividade; segurança alimentar; e o desenvolvimento de outras cadeias. A consequência disso tudo é o aumento da renda”, frisou.

O secretário de agricultura familiar do Maranhão, Bira do Pindaré, registrou que a agricultura familiar tem enorme potencial. "Não falamos mais de subsistência na agricultura familiar.  Nós queremos pensar numa lógica diferente, de superação da pobreza. E isso só vai acontecer se a gente pensar numa perspectiva de sustentabilidade econômica. Esse é um grande desafio. E a irrigação é vital para que isso aconteça", completou.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
MSC 2025