Técnicos agrícolas pedem ampliação dos valores de projetos de crédito rural que podem aprovar
Secretário de Agricultura Familiar do Mapa vai encaminhar reivindicação. Valores não são atualizados há 16 anos
Com o desafio de integrar iniciativas, dados e boas práticas de gestão da informação, a Organização de Informação de Mercados das Américas (OIMA) irá desenvolver um catálogo online para que os produtores agropecuários tenham melhores critérios para fixar preços e os consumidores possam comprar de maneira mais eficiente.
As informações serão atualizadas periodicamente pelas autoridades agrícolas dos países, com o objetivo de ajudar e potencializar o comércio regional, conforme foi concluído na reunião da OIMA realizada na sede central do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em San José, Costa Rica, de 8 a 10 de abril. O desenvolvimento da plataforma está na fase de coleta de dados e a previsão é de que o lançamento ocorra até o final de 2019. O IICA exerce a Secretaria Técnica da OIMA.
"O trabalho da OIMA é fundamental para que as bases produtivas tenham o que lhes corresponde em uma cadeia justa, para que haja transparência no estabelecimento de preços e de para contar com informações precisas que apoiem a tomada de decisões", disse a vice-ministra da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Ana Cristina Quirós.
"OIMA procura integrar as tecnologias da informação e comunicação para oferecer soluções que melhorem a qualidade dos produtos e a retribuição em cada elo da cadeia de valor", declarou Helena Ramirez, especialista em Informação de Mercados do IICA.
Terry Long, presidente da OIMA, informou que está à disposição dos países um curso para o estabelecimento de preços, disponível em inglês, espanhol e em breve em português.
"Nossa relação de 15 anos com o IICA fortalece esse trabalho", disse Long. A organização possui 33 países membros. Sua reunião em San José foi encerrada pelo Diretor Geral do IICA, Manuel Otero.
O intercâmbio de experiências impulsionado pela OIMA permite que os países conheçam os avanços em matéria de bases de dados estatísticos, comerciais e geoespaciais, assim como as realidades de suas contrapartes, levando o hemisfério em direção a uma gestão padronizada e transparente dos sistemas de informação de mercados de agrícolas.
Na Costa Rica, por exemplo, o sistema de aquisições do Estado aproveita esses instrumentos para fornecer alimentos frescos e produzidos localmente para cantinas de escolas e centros penitenciários.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura