PlantUP oferece catálogo que classifica as cultivares de soja por resistência a nematoides e doenças

Novidade da plataforma gratuita filtra, para o agricultor, a cultivar mais adequada para a sua necessidade

22.06.2021 | 20:59 (UTC -3)
Luis Fernando Duarte

A plataforma digital PlantUP, que apresenta gratuitamente informações sobre quais são as melhores cultivares na sua região, em que época de plantio e população de plantas apresentam melhores performances produtivas, agora também possibilita ao agricultor escolher a cultivar de soja de acordo com características de resistência a nematoides e doenças. A novidade permite ver a performance das mesmas em talhões que tinham esses problemas, aumentando ainda mais a assertividade na sua escolha. No catálogo de cultivares disponível no PlantUP, tem uma relação completa das cultivares de soja de todas as genéticas do mercado.

Desenvolvido pelo Grupo ATTO, PlantUP apresenta uma série de informações que auxiliam o agricultor na tomada de decisão no campo. A plataforma, que pode ser acessada pelo site meuplantup.com ou pelo aplicativo Android e iOS, já conta com 12 milhões de hectares para análise e mais de 1,7 mil agricultores cadastrados de mais de 340 municípios do Brasil.

No catálogo, as cultivares de soja são classificadas, por exemplo, pela resistência a nematoides e doenças. “O agricultor consegue selecionar o problema que ele tem em sua propriedade, e a plataforma entrega a lista de opções de cultivares que apresentam algum tipo de resistência a esse problema. Junto com isso, nas visões, o agricultor pode filtrar os talhões que tinham problema de nematoides e ver se a cultivar selecionada se confirma como uma boa opção”, afirma Odilio Balbinotti Filho, CEO do Grupo ATTO

Visão sobre a lavoura

A mais nova tecnologia se baseia em campos de desempenho inseridos anteriormente na plataforma. O agricultor já tinha a possibilidade de informar se determinada área tem a presença de nematoides e qual a pressão deles, contando com filtros que permitem saber quais cultivares apresentam resistências aos vermes e quais delas tiveram as melhores performances.

Outra ferramenta que amplia a visão do agricultor sobre suas lavouras é o da “cultura antecessora”, onde é possível cadastrar a cultura anteriormente plantada naquele talhão e, com isso, ter a opção de comparar a produtividade da sua cultura principal sobre diversas palhadas ou outras culturas que foram utilizadas.

Além disso, o agricultor tem a opção de indicar se determinado talhão apresentou algum tipo de “limitação de produtividade” como, por exemplo, clima, fertilidade ou manejo. Isso também ajudará a sofisticar e entender melhor alguns resultados quando estiver analisando a região.

Decisão sobre a produção agrícola

Lançado há menos de dois anos, PlantUP conta com mais de 10 milhões de hectares cadastrados de soja, mais de 1,7 milhão de milho e quase 315 mil de algodão, localizados em 340 municípios do Brasil e do Paraguai. A plataforma surgiu da necessidade de o agricultor ter informações confiáveis para decidir sobre a produção agrícola, já que, por exemplo, são lançados anualmente 150 cultivares de soja e 350 de milho somente no Brasil. Atualmente, PlantUP tem resultados de 462 cultivares de milho, 481 cultivares de soja e 34 cultivares de algodão.

Com a plataforma, o agricultor consegue descobrir, com base na região onde suas áreas estão localizadas, as cultivares mais produtivas, a melhor época de plantio, as cultivares mais promissoras, aquelas que se desenvolvem melhor em cada tipo de solo, a melhor população para cada uma delas e a sua posição no ranking de produtividade da região, composta de cinco a seis municípios no entorno de sua propriedade.

Todas as informações cadastradas passam por um rigoroso sistema de segurança. O PlantUP mantém os dados lançados confiáveis e seguros por algoritmos avançados de validação, rígido processo de auditoria, criptografia e anonimato das informações.

Todo e qualquer agricultor pode ter acesso, gratuitamente, à plataforma PlantUP pelo site meuplantup.com, independentemente do tamanho da propriedade e do nível de tecnologia aplicada. Além disso, pode ser baixado pela App Store ou pelo Google Play.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024