Plantio do trigo é finalizado no RS

A boa insolação e o clima seco do período proporcionaram a boa aparência das lavouras de trigo; a maioria estão em perfilhamento e emborrachamento

11.08.2023 | 13:51 (UTC -3)
Adriane Rodrigues
Foto: José Schafer
Foto: José Schafer

A semeadura do trigo foi finalizada no Estado. No momento, 91% das lavouras encontram-se nas fases de germinação e vegetativa. As áreas em floração alcançam em média 8% e 1% das lavouras está em enchimento de grãos. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (10/08) pela Emater/RS, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), as fases de desenvolvimento da cultura estão um pouco mais adiantadas, chegando a 12% na fase de floração e 3% já em enchimento do grão, pois foram semeadas bem no cedo. A boa insolação e o clima seco do período proporcionaram a boa aparência das lavouras de trigo; a maioria estão em perfilhamento e emborrachamento.

A chuva da última segunda-feira (07/08) foi importante para restabelecer a boa umidade do solo e contribuir para o bom desenvolvimento do trigo na fase de emborrachamento. Os produtores realizaram os tratos culturais da época. Observa-se, na região, que alguns produtores de leite estão cultivando trigo para fazer silagem em complementação à silagem de milho, que, devido à estiagem do verão passado, produziu abaixo do esperado.

A área de cultivo de aveia branca estimada para a safra 2023 é de 365.081 hectares. Aproximadamente metade dessa área encontra-se na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo. Na região de Santa Maria, 70% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 20% em floração e 10% em fase de enchimento de grão. Em virtude dos períodos de desenvolvimento mais avançados da cultura e das condições climáticas, os produtores monitoram as lavouras para identificar a ocorrência de doenças e de pragas, no intuito de adequar as medidas de controle, com fungicidas e inseticidas.

Na canola, na região administrativa da Emater/RS de Ijuí, a cultura continua se desenvolvendo bem e, apesar da diminuição de umidade no solo, não apresentou redução do crescimento. As lavouras encontram-se em fase de formação de síliquas, com alto potencial produtivo, ou seja, acima de 40 síliquas por planta. Na região de Santa Maria, a área estimada de plantio de canola se aproxima de 10 mil hectares. Estão na fase de desenvolvimento vegetativo 70% das lavouras; em floração, 15%; e em fase de enchimento de grão, 15%.

As condições de clima, até o momento, têm sido favoráveis à cultura da cevada, que está em estado vegetativo na região administrativa da Emater/RS de Erechim. Na de Frederico Westphalen, as lavouras seguem se desenvolvendo bem. Estão nas fases de germinação e de desenvolvimento vegetativo 60% das lavouras; em floração, 30%; e em enchimento de grãos, 10%. Na de Ijuí, as plantas apresentaram aumento da incidência de manchas foliares. Os produtores relatam que, apesar da baixa umidade no solo, houve formação de orvalho durante a noite, estendendo-se até a metade das manhãs, condição que propiciou umidade favorável para o aumento de doenças.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro