Plantio do trigo atinge 55% da área estimada para esta safra no RS
Aveia branca, canola e cevada têm condições variáveis no momento
22.06.2023 | 18:31 (UTC -3)
Adriane Bertoglio Rodrigues, edição Cultivar
A cultura do trigo está em fase de implantação. A prevalência de chuvas e de umidade suspendeu em parte a semeadura na maioria dos municípios produtores do Rio Grande do Sul. De acordo com a Emater/RS, até o momento, 55% da área estimada para o trigo foi semeada, mais especificamente na região Noroeste. A estimativa da safra 2023 aponta que a área a ser cultivada com trigo no RS é de 1.505.704 hectares. A produtividade prevista é de 3.021 kg/ha.
A ocorrência de chuvas não teve impacto negativo nas lavouras implantadas, e os volumes pluviométricos elevados, na região afetada pelo ciclone do início desta semana, não atingiram as áreas de cultivo do cereal. A umidade adequada do solo tem sido favorável para a germinação, resultando em um estande de plantas apropriado e em aspecto fitossanitário satisfatório.
A aveia branca também está sendo implantada. No entanto, a atividade foi comprometida devido ao excesso de umidade no solo causado pela persistência das chuvas. Algumas lavouras, que anteriormente exibiam sinais de estresse hídrico, conseguiram recuperar sua turgescência. A maioria das lavouras, que não foram afetadas, apresenta desenvolvimento vegetativo satisfatório. Para esta safra, a estimativa de área de cultivo é de 365.081 hectares e a produtividade é de 2.340 kg/ha.
Na região administrativa da Emater/RS de Ijuí, o desenvolvimento da aveia branca é favorável, com germinação e estabelecimento inicial excelentes. As lavouras estão no estádio de perfilhamento e recebendo a adubação nitrogenada em cobertura. Além disso, as condições fitossanitárias são muito boas, e há baixa incidência de pragas e doenças.
Também em implantação, a cultura da canola teve a semeadura impedida pelas condições meteorológicas registradas nos últimos períodos. Projeta-se uma área de cultivo de 67.219 hectares, e produtividade de 1.632 kg/ha. Na região de Santa Rosa, a área de cultivo é de 32.180 hectares, com estimativa de produtividade de 1.592 kg/ha. Até o momento, 88% da área foi plantada. Estão em fase de desenvolvimento vegetativo 93% das áreas, e 7% em início de florescimento. As lavouras, que apresentam densidade de plantas satisfatória e excelente aspecto, embora tenham sido observadas incidências prematuras de infestação de pragas, tornando necessário realizar o controle.
Na cevada, a projeção de cultivo é de 35.899 hectares, e a produtividade é de 3.144 kg/ha. A cultura está em implantação, mas a semeadura foi suspensa em função da recorrência de precipitações. As lavouras apresentam bom estabelecimento inicial, com emergência uniforme e plantas saudáveis. Nas regiões administrativas da Emater/RS de Erechim e Ijuí, a área semeada atinge 80%; na de Frederico Westphalen, alcança 45%; e na de Soledade, 15%.
Compartilhar
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura