Senar/ES oferece mais de 1660 vagas em treinamentos gratuitos
O plantio da safra 2010/2011 de milho segue em andamento. Segundo o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, os produtores já conseguiram semear cerca de 41% do total da área prevista. A germinação também avança na mesma proporção, e as sementes não encontram dificuldades para emergir e se desenvolver de maneira satisfatória.
Quanto a safra de feijão, os agricultores seguem com a implantação no Estado. A área de lavoura plantada já atinge 44% do seu total, estimado inicialmente em 74 mil hectares, diminuindo o atraso inicial para apenas 5% sobre a média histórica. A evolução da cultura é muito boa, sem problemas de sanidade e com boa germinação até o momento.
Com o tempo seco verificado nas principais regiões produtoras, os trabalhos de pré-plantio do arroz se encontram bastante adiantados. Os produtores aguardam apenas que a temperatura atinja níveis um pouco mais elevados para iniciar a semeadura das primeiras lavouras.
O trigo evolui de maneira bastante satisfatória, beneficiado pelas condições meteorológicas verificadas até o momento. No momento, 4% do total da área cultivada já começam a atingir o ponto de colheita. Esta só não iniciou devido à alta umidade ainda verificada nos grãos nestes últimos dias.
No Vale do Caí, maior produtor de frutas cítricas do Estado, a colheita caminha para o seu fim. As condições climáticas da última quinzena do mês de setembro têm prejudicado a colheita e apressado sua conclusão, pois facilita a senescência das frutas maduras. Também está chegando ao final a floração de todas as plantas, fase que dará origem à próxima safra. A floração deste ano foi abundante e sadia, o que faz prever uma boa safra no ano de 2011.
Neste período, as videiras alcançam o momento mais forte da brotação das principais variedades de uva, e os viticultores intensificam os tratamentos fitossanitários, visando à prevenção e ao controle da Antracnose, principal doença da primavera. As plantas demonstram uniformidade e sanidade, com brotos vigorosos.
As condições nutricionais dos bovinos de corte são boas devido à recuperação dos campos nativos. Alguns pecuaristas estão disponibilizando também pastagens cultivadas para os animais mais debilitados ou em fase de terminação. As condições sanitárias estão requerendo cuidados especiais, pois cresce a incidência de verminose e também o aparecimento de carrapato e mosca do chifre, nas principais regiões produtoras.
As condições climáticas da semana anterior foram pouco favoráveis para o desenvolvimento da apicultura. No entanto, a população de abelhas é grande, em face da boa florada dos citros e de outras espécies melíferas. Neste período do ano, os apicultores da maioria das regiões produtoras do Estado direcionam suas ações ao preparo das colmeias para a captura de novos enxames, à revisão das colmeias e à troca de favos.
Fonte: Imprensa - Emater RS
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura