Walter Horita eleito para novo mandato na Aiba
Lideranças do setor da maçã do Rio Grande do Sul e Santa Catariana participaram de reunião com o ministro da Agricultura, Wagner Gonçalves Rossi, na sede do ministério, em Brasília. O encontro agendado pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que preside a Frente Parlamentar da Fruticultura Brasileira, teve como principal pauta a apresentação de um programa de revitalização do setor produtivo da maçã para os próximos 10 anos, contemplando refinanciamento de dívidas e capital de giro.
O encontro foi para definir ações e mecanismos para viabilizar o setor da maçã nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Conforme Hamm, o cultivo da maçã no Brasil está presente em 39 mil hectares, que produzem mais de um milhão de toneladas e geram cerca de 150 mil empregos diretos e indiretos. Os estados com maior produção são Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Para que o setor tenha maior planejamento e melhores resultados produtivos e comerciais foi apresentado ao ministro um estudo e diagnóstico do setor da maçã visando à revitalização setorial. O documento, elaborado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e pelas lideranças do setor, já está sendo analisado pelo Ministério. Rossi ressaltou sobre a importância desse programa e demonstrou simpático a reestruturação do setor. O ministro sugeriu que o estudo seja finalizado até dezembro e que o mesmo seja apresentado ao governo no próximo mandato.
Márcia Godinho Marinho
Gabinete do Deputado Afonso Hamm
(61) 32155467
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura