Piraju/SP sedia Encontro de Cafeicultores

18.10.2011 | 21:59 (UTC -3)

Com temas como indicação geográfica, comercialização e mecanização acontece no próximo dia 20 de outubro, o XIII Encontro Regional de Cafeicultores – Cafés do Sudoeste Paulista. O evento é uma realização da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), através da Casa da Agricultura de Piraju e CATI Regional Ourinhos.

Na oportunidade representante do SEBRAE falará sobre a indicação geográfica como ferramenta para o aumento da competitividade dos produtores e da região. O Instituto de Economia Agrícola abordará estratégias para a comercialização do café e a JACTO sobre colheita mecanizada.

A região de Ourinhos, que engloba o município de Piraju, é conhecida pela produção de cafés de boa qualidade, mas isso só aconteceu depois das colocações obtidas nos concursos regionais e estaduais. Está entre as quatro maiores produtoras de café natural e uma parte dos cafeicultores já adotou a tecnologia do cereja descascado. Segundo dados do LUPA – Censo Agropecuário de São Paulo, a região sudoeste paulista, que envolve as regiões de Ourinhos e Avaré conta com uma área de cerca de 25,5 mil hectares, com 2.635 propriedades produtoras de café, que se concentram nos municípios de Piraju, Tejupá, Fartura, Itaí, Taguaí, Arandu e Timburi.

Paulo Sérgio Vianna Mattosinho, chefe da Casa da Agricultura local e presidente da Comissão Técnica de Cafeicultura da CATI, destaca que a região tem características próprias e que devem ser aproveitadas para fazer o marketing dos cafés ali produzidos. Com relação à indicação geográfica dos Cafés do Sudoeste Paulista, Mattozinho afirma ser uma ferramenta que além de proteger e promover, garantem a qualidade dos cafés produzidos. “As indicações geográficas são também ferramentas de preservação da biodiversidade, do conhecimento e dos recursos naturais”, finaliza.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025