Piraí Sementes leva para a 20ª Hortitec o conceito: “O futuro do solo garantido com sustentabilidade” por meio da Adubação Verde

17.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Red. Adubar o Futuro e Equipe Join Agro

A Piraí Sementes, empresa que há mais de 39 anos é referência no segmento de adubação verde e cobertura vegetal, levará este ano para a 20ª Edição da Hortitec (Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas) o estande “Adubação Verde: O Futuro do Solo Garantido com Sustentabilidade”. O evento acontece entre os dias 19 e 21 de junho de 2013 na cidade de Holambra/SP.

Estima-se que existem atualmente três milhões de hectares de culturas intensivas espalhados no Brasil, dentre as espécies que se destacam na prática encontram-se: as Crotalárias, Aveia-amarela ou preta, as Mucunas e, outras espécies que fazem parte do portfólio variado da empresa atendendo o produtor nas culturas tanto de Inverno quanto de Verão.

Neste ano, a Piraí estará lançando três programas de relacionamento para seu público. São eles:

Piraí Recupera: programa voltado para dar assistência por meio de seus produtos aos produtores com o solo com baixa fertilidade, infestação de pragas e doenças ou numa situação em que o produtor não consegue definir o que fazer.

Piraí Consultoris: para o mercado de consultores e empresas de consultorias, a Piraí vem com esta novidade que visa dar orientação e soluções para os diversos desafios destes profissionais para os desafios que o solo propõe através de seus produtos.

Programa Canaviável: Com o cenário e desafio que nosso país tem para as próximas décadas é que nasceu este programa que visa por meio do trabalho de vanguarda já obtido, da experiência adquirida pela Piraí nestes 39 anos e pela excelência das suas sementes, dar assistência e ser a parceira das usinas e unidades produtivas da cadeia do setor da cana-de-açúcar.

A adubação verde é uma prática milenar que consiste no cultivo de plantas com elevado potencial de produção de massa vegetal, podendo ser utilizada em rotação, sucessão ou em consórcio com culturas de interesse econômico.

Na rotação, o adubo verde pode ser incorporado ao solo ou mantido em cobertura sobre a superfície do terreno. Inúmeros atributos são conferidos a essa prática, como proteção do solo, melhoria de suas características físico-químicas, acréscimo de matéria orgânica, aumento na população de micro-organismos benéficos, redução de plantas daninhas, entre muitos outros.

A adubação verde também tem vários efeitos positivos na redução do Nematoide e outras pragas nas culturas. Esta prática adiciona ao solo grande quantidade de matéria orgânica, que durante o processo de decomposição proporciona o aumento na população de diferentes micro-organismos benéficos, inclusive de inimigos naturais do Nematoide. Além disso, durante a decomposição, compostos químicos com atividade nematicida podem ser liberados no solo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025