Petrobras participa da 1ª Exposição Internacional de Biocombustíveis

15.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

De 17 a 21 de novembro, a Petrobras participará da 1ª Exposição Internacional Biocombustível, em São Paulo, que contará com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva na abertura. Organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Arranjo Produtivo do Álcool (APLA), o evento reunirá 70 expositores, entre empresas, entidades setoriais e órgãos de governo, com o objetivo de apresentar aos visitantes a tecnologia brasileira para a produção de biocombustíveis. A Petrobras marcará presença com um estande e com a participação em duas plenárias que acontecerão paralelamente à exposição, durante a 1ª Conferência Internacional sobre Biocombustíveis.

No dia 17 (segunda-feira), às 15h, o presidente da Petrobras Biocombustível, Alan Kardec, participará da plenária "Biocombustíveis e Segurança Energética: transição da matriz energética; diversificação das fontes; universalização de acesso", moderada por Márcio Zimmermann, secretário-executivo de Ministério de Minas e Energia.

No dia 18 (terça-feira), às 15h, a diretora de Gás & Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, estará presente na plenária "Biocombustíveis e Sustentabilidade: segurança alimentar; geração de renda, desafios para os ecossistemas", moderada pela ex-Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Os visitantes da mostra poderão se informar sobre toda a cadeia produtiva, incluindo o cultivo das plantas - melhoramento genético e tratamento do solo -, os tipos de biocombustíveis aplicados em motores de veículos e a logística de transporte do produto. O evento servirá como plataforma para disseminar o uso da tecnologia flex-fuel desenvolvida no Brasil, que permite um único automóvel a ser abastecido tanto com álcool como gasolina, fator já consolidado na indústria automobilística brasileira. Hoje 90% dos automóveis fabricados no Brasil já contam com essa tecnologia e estima-se que somente o etanol movimente em torno de R$ 40 bilhões anuais no país.

Sobre a 1ª Conferência Internacional sobre Biocombustíveis: Organizada pela Casa Civil e pelo Ministério das Relações Exteriores, reunirá chefes de Estado, autoridades públicas, comunidade científica e acadêmica, iniciativa privada, sociedade civil e ONGs. Com o tema "Os biocombustíveis como vetor do desenvolvimento sustentável", a conferência debaterá assuntos como segurança energética, produção e uso sustentáveis, agricultura e processamento industrial, além de questões ligadas a especificações e padrões técnicos, comércio internacional, mudança do clima, e o futuro dos biocombustíveis.

Para inscrições e mais detalhes sobre o evento: http://www.biofuels2008.mre.gov.br/

Serviço

Evento: 1ª Exposição Internacional de Biocombustíveis / Conferência Internacional sobre Biocombustíveis

Local: Hotel Hyatt - Avenida das Nações Unidas - São Paulo/SP

Data: 17 a 21 de novembro de 2008

Abertura: 17 de novembro, às 13 horas

Exposição e plenárias abertas ao público

Fonte: Petrobras - (21) 3224-1306 e 3224-2312

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025