Pesquisadores identificam sete novas espécies de “bactérias do bem”
Fundada em 2004 e com sede em Bom Jesus dos Perdões, SP, a empresa Ballagro, convidou os pesquisadores Edson Borges e Alfredo Ricieri da Fundação Chapadão de Chapadão do Sul, MS e Valtemir Carlin da Agrodinâmca de Tangará da Serra, MT, que foram recebidos pelo diretor comercial Arnelo Nedel e toda equipe de pesquisa.
A visita compreendeu em conhecer todos os processos de produção, repicagem, multiplicação, embalagem, conservação e expedição dos produtos produzidos pela empresa. Hoje, a Ballagro é uma das grandes empresas que produzem inseticidas, fungicidas e nematicidas microbiológicos. Segundo Borges, a visita foi muito importante. “Iniciamos uma era de produtos biológicos usados na agricultura, para combater pragas e doenças, visitar uma empresa que já esta nesse processo é necessário para conhecermos como são produzidos e disponibilizados estas tecnologias aos produtores. Sabemos que tais processos são bastante complicados e passiveis de contaminação, porém ficamos contente com que vimos, com o zelo e cuidado que é dado em todo processo fabril, isto nos dá segurança em continuar testando e recomendando produtos desenvolvidos a base deste processo os quais são menos danosos ao ambiente”, concluiu Borges.
A Fundação Chapadão há anos vem pesquisando em parceria com as empresas produtos alternativos que sejam eficazes no combate as pragas que atacam as lavouras, pois estes em muitas das vezes são menos agressivos ao ambiente.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura