Pesquisas possibilitam economia de água e defensivos no controle do greening em comparação há dez anos

Hoje é possível controlar o greening com redução de 70% do uso de água e de defensivos em relação ao que era utilizado há dez anos

30.09.2021 | 20:59 (UTC -3)
Fundecitrus

A partir das pesquisas voltadas para tecnologia de aplicação desenvolvidas pelo Fundecitrus e instituições parceiras, e com a adoção de estratégias conjuntas de manejo, hoje é possível controlar o greening com redução de 70% do uso de água e de defensivos em relação ao que era utilizado há dez anos.

Com a adequação do volume de calda da pulverização, que passou de 70 a 80 para 25 a 40 mL/m3 de copa, foi possível viabilizar o controle do greening sem aumento do consumo de água e ingrediente ativo.

Assim, a combinação da adequação do volume de calda com o uso do alerta fitossanitário e junto às ações externas de controle do greening – que consistem na substitui­ção de plantas de citros e murta doentes e/ou a liberação do para­sitoide Tamarixia radiata ao redor da propriedade, em quintais, chá­caras ou pomares abandonados – têm aumentado a eficiência de controle da doença e gerado economia para o citricultor.

Saiba mais sobre a redução do uso de água e produtos no controle das principais pragas e doenças dos citros na Citricultor nº 55.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024