Pesquisadores uruguaios conhecem projetos silvipastoris desenvolvidos pela Embrapa Pecuária Sul

05.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa Pecuária Sul

Um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (Inia), do Uruguai esteve visitando a Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, nos dias 04 e 05, conhecendo os projetos silvipastoris desenvolvidos pelo centro de pesquisa. O objetivo da comitiva do órgão oficial de pesquisa agropecuária daquele país foi reunir subsídios para desenvolver projetos futuros de longo prazo de integração pecuária-floresta no Uruguai. Atualmente a Embrapa Pecuária Sul participa de dois projetos na área – Projeto Silvipastoril da Região da Campanha do Rio Grande do Sul e Projeto de Tecnologias para Manejo Sustentável da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no Bioma Pampa.

O Projeto Silvipastoril da Região da Campanha tem como objetivo principal proporcionar aos produtores do município conhecer um sistema que integra a produção pecuária com a produção florestal em uma mesma propriedade. O projeto é uma realização da Emater/Ascar, com a colaboração da Embrapa Pecuária Sul, Prefeitura Municipal de Bagé e URCAMP, financiado pelo Ministério da Agricultura e apoiado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense. No projeto estão sendo implantadas 20 Unidades Demonstrativas (UDs) em propriedades e duas Unidades para Demonstração e Pesquisa, uma na sede da Embrapa e outra na URCAMP. As UDs estão sendo instaladas em uma área de três hectares, sendo que em metade da área foram plantadas fileiras simples de eucalipto com espaço entre elas de 8 metros e na outra com espaçamento de 16 metros entre elas. Nas entrelinhas, estão sendo cultivas forrageiras de inverno, como o azevém. Os dois espaçamentos permitirão a realização de comparações para definir qual a melhor opção para propriedades que queiram adotar a integração silvipastoril.

Já o Projeto de Tecnologias para Manejo Sustentável da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no Bioma Pampa é liderado pela Embrapa Clima Temperado, sendo que um dos experimentos está sendo desenvolvido em Bagé. Segundo o pesquisador Alexandre Varella, coordenador do experimento na Embrapa Pecuária Sul, estão sendo avaliados dois modelos diferentes de integração pecuária-floresta com Eucalipto Grandis em uma área de 34 hectares, comparativamente à uma área de pastagem aberta e sem árvores, nos seguintes espaçamentos: 3x2x34m (800 árvores/ha) e 3x2x34m (400 árvores/ha). “Entre outros objetivos, estamos avaliando se a integração pecuária-floresta pode ser um modelo para combater a infestação do capim-annoni em nossa região, oportunizando a reintrodução de forrageiras nas entrelinhas”, ressaltou Varela.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025