Geoprocessamento trabalha estudos de mudanças climáticas e distribuição espacial e temporal de doenças e pragas de plantas
Extensionistas da Emater/RS-Ascar e pesquisadores da Embrapa de Cruz das Almas, na Bahia, estiveram reunidos nesta quarta-feira (05), na Câmara de Vereadores de Morrinhos do Sul, para debater sobre os sistemas de produção de banana que estão sendo implantados no Litoral Norte.
De acordo com o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar no município, José Osmar Peretto Munari, o encontro teve o objetivo de propiciar a troca de experiências entre as duas entidades e alinhavar estratégias de cultivo que melhorem a produção, sem negligenciar os aspectos de preservação ambiental.
Com essa perspectiva, os pesquisadores Ana Lúcia Borges, Edson Perito Amorim, Fernando Haddad, Márcio Eduardo Pereira e Vilton José Cordeiro desembarcaram em solo gaúcho no início da semana, quando visitaram as lavouras e unidades demonstrativas convencionais e orgânicas, em Morrinhos do Sul, os cultivos em sistemas agroflorestais em Mampituba e os sistemas de climatização e a área de produção de novos cultivares, em Dom Pedro de Alcântara.
Os conhecimentos nivelados nesta reunião servirão de base para a elaboração de um seminário regional voltado para os agricultores familiares. O evento será realizado em outubro e contará com palestras e visita às áreas de produção de banana. Nesta quinta-feira (06), a comitiva estará em Santa Catarina, dando sequencia aos estudos dos sistemas produtivos dos bananais.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura