Pesquisadores da Embrapa participam da reunião da SBPC

15.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

A programação científica da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 15 a 17 de setembro nas instalações da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cruz das Almas/BA, tem a participação ativa da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A Embrapa marca presença também com um estande, onde expõe algumas das suas principais tecnologias e suas mais recentes publicações, e com a realização da 4ª Jornada Científica, em que 54 estudantes e bolsistas de graduação apresentam trabalhos realizados sob a orientação ou coorientação de pesquisadores da Unidade. “A depender dos resultados desta experiência, poderemos criar um formato conjunto com a UFRB para os próximos anos”, afirma Aldo Vilar Trindade, chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento.

Segundo ele, a Embrapa se engajou na Reunião Regional como mais uma forma de mostrar seus trabalhos para a sociedade e fortalecer os laços que já existem com a UFRB. “É uma oportunidade única para apresentarmos uma amostra do que estamos fazendo para os visitantes e ter um retorno deste público. Certamente o evento será um marco para a cidade e a região. Além disso, a parceria com a Universidade tem ampliado o desenvolvimento de conhecimento técnico-científico e, por consequência, de tecnologias, com uma participação ampla e ativa de estudantes de graduação e pós-graduação.

Programação

Na quarta-feira (15), das 9h às 12h, o pesquisador Antônio Souza do Nascimento é o moderador da mesa-redonda “Desafios e perspectivas da defesa agropecuária na Bahia”, que faz parte ao Simpósio Baiano de Defesa Agropecuária.

No mesmo dia, das 10:30h às 12h, a pesquisadora Fernanda Vidigal Duarte Souza participa da conferência “Conservação e prospecção de recursos genéticos para novos usos”, juntamente com Patrícia Goulart Bustamante (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia).

Na quinta-feira (16), três mesas-redondas simultâneas, das 13:30h às 15:30h, têm a participação de pesquisadores: “Alternativas biotecnológicas de controle de pragas e doenças humanas, vegetais e animais” (Eduardo Chumbinho de Andrade), “Avanços tecnológicos no manejo agroecológico” (Romulo da Silva Carvalho) e “Tratamento e manejo de resíduos urbanos e agroindustriais” (coordenação de Aldo Vilar Trindade).

Minicursos

De 15 a 17 de setembro, das 8h às 10h, oito minicursos são ministrados por pesquisadores da Unidade, com os mais diversos assuntos: Cuidados básicos na manipulação de alimentos (Eliseth de Souza Viana), Instalação e operação de sistemas de aquisição e armazenamento de dados para monitoramento do sistema solo-planta-atmosfera (Eugênio Coelho e Maurício Coelho), Produção e processamento da mandioca (Joselito Motta), Produção de mudas de fruteiras (Nelson Fonseca), Produção de mudas in vitro (Tatiana Junghans), Técnicas de citogenética vegetal (Janay dos Santos-Serejo), Técnicas em gestão da Produção Integrada de Frutas (José Eduardo de Carvalho, Cláudio Leone e Hermes Peixoto) e Uso de programas estatísticos na análise de experimentos (Carlos Ledo).

Mais informações:

Léa Cunha

Embrapa Mandioca e Fruticultura

(75) 3312-8076

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025