Chapecó sedia o 8° Seminário Internacional de Industrialização da Carne

14.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

A 8ª Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne – MercoAgro 2010, que iniciou nesta terça-feira (14) e prossegue até sexta-feira (17), em Chapecó, terá como evento paralelo, o 8º Seminário Internacional de Industrialização da Carne. O Seminário começa nesta quarta-feira (15), às 8h, e encerra na quinta-feira (16), às 12h30, no teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês. A Mercoagro reunirá 650 empresas do setor e gerará negócios da ordem de 150 milhões de dólares.

O Seminário organizado pelo Serviço de Aprendizagem Industrial de Chapecó (Senai) tem mais de 500 pessoas inscritas. No dia 15, o credenciamento ocorrerá das 8h às 8:30h. A abertura oficial contará com a presença de autoridades e empresários. Das 9h às 10:15h, será a palestra “Programas de redução de patógenos”, com a médica veterinária, responsável pelo setor de microbiologia e físico química do CGAL – Coordenação Geral de Apoio Laboratorial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Josinete Barros de Freitas. Das 10:15h às 10:45h, intervalo.

Às 10:45h iniciará a palestra “Rastreabilidade: Como o Uruguai se tornou o processador de carnes mais moderno do mundo” com o engenheiro eletricista, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, mestre em sistemas de informação e telemática, CEO da Marel Food Systems para o Mercosul, Marcelo Milani Machado. O palestrante apresentará os resultados do projeto “Cajas Negras” do Instituto Nacional de Carnes (INAC). Ambiente de negócios para produção e exportação de carnes pós-projeto “Cajas Negras” e os novos investimentos e novas tecnologias aplicadas na indústria uruguaia também serão temas abordados.

Das 12:15h às 13h, será apresentada a palestra: “Como ter sucesso usando a estatística nos controles dos processos de produção de alimentos”, com o estatístico, Ph.D pelo Florida Institute Of Technology, consultor de empresas, assessor em estatística da Rede Interamericana de Laboratórios de Alimentos da OPAS/OMS e professor visitante da University of Wisconsin-La Crosse, Paulo Afonso Lopes. Serão apresentadas 25 dicas para usar os conceitos estatísticos no controle de processo e nos resultados de ensaios, todas com o objetivo de proporcionar condições para se avaliar a eficiência dos processos da produção de alimentos.

Dia 16 de setembro, às 8h, a programação inicia com a palestra “Barreiras sanitárias e suas derivações no mundo pós-crise econômica”, com o médico veterinário, especialista em inocuidade alimentar, consultor da secretaria de agricultura, pecuária e alimentação da Argentina, Guillermo Ignácio Oscar Spaini. O palestrante focalizará as possibilidades de regionalização conforme o conceito da Organização Internacional de Saúde Animal - OIE (enfermidades e regiões livres); a regionalização comercial; equivalências internas e externas dos sistemas de controle e criação de novas normas e desenvolvimento de uma gestão integral dos programas de inocuidade.

Das 9h às 10h, “Clostridium, enterobacterias e bactérias lácticas e seu envolvimento na deterioração de carnes refrigeradas embaladas à vácuo”, com a engenheira química Pilar Rodriguez de Massaguer, mestre pela Unicamp e Ph. D pela Stante University New Jersey. Detém 32 anos de magistério superior. Atualmente é consultora e executora de projetos na área de microbiologia de alimentos e processamento térmico de sucos, frutas, produtos láticos e carnes para diversas indústrias do setor. Das 10 às 10h30, intervalo.

Das 10:30h às 11:30h, será a palestra “Sistemas avançados de extração de carnes: suínas, bovinas e de aves” com o engenheiro mecânico com experiência de mais de 20 anos na indústria cárnea, Bart Aarts, que apresentará a tecnologia usada no sistema de carne moída desossada.

Em seguida, das 11:30h às 12:15h iniciará a palestra “Inovação sustentável”, com Ubirajara Araújo, bacharel em química com atribuições tecnológicas, pós-graduado em físico químico, MBA em Administração e Economia de Empresas e gerente técnico do laboratório de pesquisa corporativo da 3M. E a última atividade prevista será a palestra internacional “A importância do uso de ferramentas para validação da efetividade da limpeza e sanitização visando a proteção da marca”, com o químico, especialista em tecnologia de alimentos e aplicação de produtos e de serviços técnicos da América Latina da 3M Segurança Alimentar, Alejandro Rojas. Às 13:15h, almoço.

Clínica tecnológica

O Senai também realizará durante a Mercoagro 2010 a Clínica Tecnológica que ocorrerá no Parque da Efapi, em espaço destinado aos profissionais do setor cárneo. Profissionais do Senai estarão disponíveis para equacionar eventuais dúvidas apresentadas pelos visitantes, conforme temas a serem definidos. O evento é de acesso gratuito.

Laboratório experimental

O Senai Chapecó cederá suas instalações, incluindo o auditório e centro de processamento de carnes, para as empresas que desejarem fazer demonstração de seus produtos. Duas empresas estão confirmadas para o evento e há possibilidades para abertura de outras vagas.

Inscrições através do site

e informações pelos telefones (49) 3321-7343 ou 3321-7307.

Marcos Bedin

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro