Brasmax recebe premiação nacional
Prêmio Lide Agronegócios 2016 reconheceu ações da empresa na categoria Sementes
Um grupo de pesquisadores do projeto Integração Lavoura-pecuária-floresta (ILPF) está reunindo informações para avaliar o desempenho do sistema de produção no Rio Grande do Sul. A base de referência são as práticas adotadas pela Fazenda Librelotto, em Boa Vista das Missões.
Uma oficina, realizada pela Embrapa Trigo de 13 a 15 de setembro, em Passo Fundo, RS, serviu de nivelamento técnico para a coleta de dados que deverão subsidiar o relatório de "Análise de desempenho socioambiental da integração lavoura-pecuária na Fazenda Librelotto". A Oficina, que envolveu mais de 15 pessoas, entre pesquisadores, analistas e técnicos, teve também a finalidade de formar multiplicadores da metodologia a ser utilizada pelo grupo.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo, Anderson Santi, responsável pela sistematização de informações em sistemas ILPF no RS e em SC, a escolha do local para o levantamento de informações considerou a organização do produtor no registro de processos e práticas desenvolvidas na propriedade, que é base de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) do projeto. "O sistema de integração lavoura-pecuária baseado no trigo duplo propósito tem sido conduzido na propriedade há oito anos, com uma crescente intensificação tanto na produção de carne quanto na diversificação de cultivos de grãos. A evolução foi amparada no trabalho de melhoria da fertilidade do solo e da biodiversidade. Este é um importante indicador socioambiental que mostra os impactos positivos na adoção do sistema ILP".
O desempenho do sistema ILPF tem como base metodológica o Ambitec-Agro, desenvolvido pela Embrapa para orientar a avaliação de impactos econômicos, ambientais e sociais de inovações tecnológicas desenvolvidas pela empresa. Assim, para verificar a sustentabilidade do ILPF deverão ser considerados 148 indicadores que contemplam aspectos como eficiência tecnológica, qualidade ambiental, respeito ao consumidor, empresa, renda, saúde e gestão. A base conceitual da metodologia foi apresentada por um de seus idealizadores, o pesquisador Geraldo Stachetti Rodrigues da Embrapa Meio Ambiente.
Os resultados da sistematização da URT ILP em Boa Vista das Missões deverão ser publicados pela Embrapa ainda em 2016.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura