Suco de laranja é o terceiro produto mais exportado do agronegócio paulista
Os sucos geraram US$ 1,39 bilhão – dos quais 97,9% são referentes ao suco de laranja –, ficando atrás apenas dos produtos do complexo sucroalcooleiro
Pesquisadores responsáveis pelo Estudo de Perdas Quantitativas e Qualitativas na Pós-Colheita e no Transporte de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentaram, nesta terça-feira (25), relatório inicial das investigações durante workshop promovido pela Companhia em Brasília. O objetivo do estudo é determinar aspectos relacionados às perdas dos grãos de arroz, milho e trigo estocados em armazéns convencionais localizados nas principais regiões produtoras brasileiras: Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Tocantins.
Os projetos em andamento foram selecionados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), parceiro da Conab na viabilização das pesquisas. Quando concluídos, deverão auxiliar na tomada de decisão e na implementação de políticas públicas para minimizar as perdas. Os resultados também embasarão um novo índice para os cálculos da sobretaxa que assegura indenização pelas perdas ocorridas durante o período de armazenagem. Atualmente, essa sobretaxa é calculada a partir de pesquisas realizadas em outros países, com cenários agrícolas distintos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura