Pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul profere palestra sobre Tristeza Parasitária Bovina em Dom Pedrito

02.04.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Embrapa Pecuária Sul

A pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Claudia Gulias Gomes, especialista em sanidade animal, proferiu palestra na última quarta-feira (27), sobre a Tristeza Parasitária Bovina (TPB) para produtores rurais, técnicos e estudantes do município de Dom Pedrito/RS. O evento foi realizado na sede do Sindicato Rural daquele município e foi solicitada pelos produtores devido ao número significativo de casos de TPB que vem ocorrendo na região. Também participaram do evento os pesquisadores Danilo Sant’Ana e Sérgio Juchem, que contribuíram para esclarecer as dúvidas dos participantes.

A pesquisadora iniciou sua explanação falando sobre como a TBS é transmitida para os bovinos e quais são os agentes transmissores, sendo o principal o carrapato. Segundo Claudia Gulias Gomes, a melhor forma de prevenir a doença está relacionada ao manejo dos animais e ações de profilaxia. “Existe uma prolifaxia natural, que é basicamente expor os bovinos a cargas moderadas de carrapatos, fazendo com que tenha uma imunização natural. Há ainda uma prolifaxia induzida, realizada por meio da utilização de produtos químicos, desde que de forma racional e orientada”, ressaltou.

Já em casos em que a doença está acometendo parte considerável do rebanho de uma propriedade, a pesquisadora informou que deve-se fazer um tratamento com medicamentos existentes, porém sempre seguindo orientação de técnicos especializados. “É preciso, num primeiro momento, eliminar o surto para diminuir as perdas. Porém, a melhor forma de tratamento para a TPB está na prevenção, e a Embrapa disponibiliza uma série de recomendações que possibilitam um bom controle sobre a doença”, finalizou. Estas recomendações podem ser encontradas no site da Embrapa Pecuária Sul (www.cppsul.embrapa.br) em publicações disponíveis para download como as seguintes: Controle/Prolifaxia da Tristeza Parasitária Bovina, Os Programas Estratégicos para o Controle da Tristeza parasitária Bovina; O Carrapato-do-Boi e o Manejo da Resistência aos Carrapaticidas; Método de Obtenção Qualificada de Fenótipos Visando à Avaliação de Genótipos Bovinos Resistentes ao Carrapato; Instruções para Coleta e Envio de Material para Teste de Sensibilidade aos Carrapaticidas ou Biocarrapaticidograma; e Controle de Surtos de Tristeza Parasitária Bovina.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025