Ceres mostra como antecipar produção de etanol pelo cultivo de sorgo sacarino
Na semana passada, o pesquisador francês François Brisoux, do escritório de relações internacionais do Agrocampus Ouest, em Rennes, na França, esteve em Botucatu para tratar de assuntos referentes ao Programa Brasil/França Agricultura – Brafagri.
Na Fazenda Experimental Lageado, Brisoux visitou diversos departamentos da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, além de centros de pesquisa instalados no câmpus como o Cerat e o Cevap.
“Acho que foi uma visita bem abrangente, que permitiu que eu tivesse uma noção geral da estrutura do câmpus de Botucatu”, opinou o francês. “Também tivemos um reunião com a professora Izabel Takitane, que é assessora da AREX (Assessoria de Relações Externas) da Unesp, para encaminhar os problemas que estamos enfrentando com o duplo diploma, que é um assunto muito novo para todos nós”, acrescentou professor Waldemar Venturini, coordenador de um dos projetos integrantes do Brafagri.
François Brisoux também se reuniu com o diretor da FCA, professor Edivaldo Velini, com os estudantes franceses que estão no Brasil e com alguns alunos de graduação e pós-graduação da FCA e FMVZ. “Percebo que a quantidade de alunos que vem da França para cá cresceu. Também tem sido muito positivo o intercâmbio de professores em missões, que aumenta a possibilidade de trabalhos e pesquisas realizadas em conjunto”.
Apesar dos avanços, o professor Venturini chamou atenção para a baixa participação dos alunos da FCA em programas de intercâmbio. “Somente no projeto que coordeno pelo Brafagri temos todos os anos três vagas de intercâmbio para alunos de Agronomia, e nesses dois últimos anos a Faculdade mandou apenas um estudante para a França, ou seja, a taxa de aproveitamento tem sido muito baixa”. A participação dos estudantes brasileiros no Programa Brafagri depende do domínio do idioma francês.
Uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério da Agricultura francês, o Programa Brasil/França Agricultura – Brafagri é um programa bilateral entre o Brasil e a França para a troca de estudantes de graduação nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e medicina veterinária.
No ano de 2011 tiveram início nove projetos através do convênio Brafagri. O professor da FCA Waldemar Venturini coordena um desses projetos, que envolve a Unesp, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Agrosup Dijon e o VetAgrosup – Clermont-Ferrand.
Atualmente a FCA está recebendo quatro alunos do Agrocampus Ouest através do programa Brafagri, dois deles ficarão aqui por três semestres letivos para obtenção do duplo diploma. Também pleiteando o duplo diploma, a aluna da FCA Rafaela Martins ficará na França por 18 meses.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura